Verde, amarelo e azul: conheça animais amazônicos que carregam as cores da bandeira do Brasil

Seja em suas penas ou couros, alguns representantes da fauna amazônica estampam as cores que representam a nação brasileira.

Verde, amarelo e azul são as cores principais da bandeira do Brasil. Em época de Copa do Mundo de Futebol, essa coloração toma conta das cidades por todo o país, e claro, dos armários dos brasileiros, que vestem a camisa com as cores da bandeira para torcer pela seleção “canarinho”.

Mas além dos humanos, animais também carregam consigo as cores que formam a bandeira do Brasil. Seja em suas penas ou couros, alguns representantes da fauna amazônica estampam as cores que representam a nação brasileira. Confira:

Gaturamo-bandeira 

O gaturamo-bandeira (Chlorophonia cyanea) é uma ave justamente conhecida por possuir as cores da bandeira brasileira, o que lhe valeu o apelido de “bandeirinha”. Também é conhecida pelos nomes ‘bonito-do-campo’, ‘canário-assobio’, ‘gaturamo-bandeirinha’, ‘gaturamo-filó’, ‘gaturamo-verde’ e ‘bonito-terezinha’. Ela é nativa de regiões tropicais da América do Sul e pode ser encontrada em regiões da Amazônia Internacional, como Colômbia, Venezuela, Peru e Guiana, além do extremo noroeste do Brasil.

Foto: Reprodução/Rudimar Narciso Cipriani

Arara-canindé 

Conhecida também como arara-de-barriga-amarela, arara-azul (Amazônia), canindé, arara-amarela e ara-arauna, a arara-canindé (Ara ararauna) é um dos psitacídeos mais espertos. Não é considerada como sendo ameaçada, mas não é incomum vê-la sendo criada em gaiola. S

Ela pode ser encontrada da Amazônia até o Paraná e também no leste do Panamá e norte da Colômbia, Venezuela, Guianas, Peru, Bolívia, até o norte de Argentina e Paraguai e no oeste do Equador.

Foto: Reprodução/Ana Cotta

Cobra-cipó-verde

Serpente não peçonhenta de tamanho mediano a grande, a cobra-cipó-verde (Chironius bicarinatus) possui corpo muito delgado e cauda muito longa. Alimenta-se de anuros e de lagartos. Ovípara, há registros de fêmeas que portam de quatro a dez ovos. No bote, os indivíduos elevam a parte superior do corpo, inflam e achatam lateralmente o pescoço e escancaram a boca. Elas têm ampla distribuição na América do Sul. No Brasil são encontrados desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul.

Foto: Reprodução/Portal Educação

Udu-de-coroa-azul 

O udu-de-coroa-azul (Momotus momota) é uma ave também conhecida como ‘udu’, ‘uru’, ‘juruva’, ‘tropeiro’, ‘duro-duro’ ou ‘martim-pescador-da-mata-virgem’. A subespécie Momotus momota marcgraviana, do nordeste, está cada vez mais rara devido à redução de seu habitat, a Mata Atlântica. É uma espécie bastante flexível ecologicamente, ocorre em variados tipos de vegetação como florestas tropicais, cerrados, cerradões, matas ciliares, matas secas, áreas esparsamente arborizadas e áreas antrópicas. É ativa durante todo o dia e apesar do colorido intenso do corpo e cabeça, além do tamanho da cauda, é difícil vê-la nas sombras da vegetação.

Foto: Reprodução/Almir Cândido de Almeida

Rã-Kambô 

A perereca Kambô (Phyllomedusa bicolor) é também conhecida como ‘rã-kambô’, ‘rã-cambô’ ou ‘sapo-verde’. Ocorre na Amazônia brasileira e também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia e, possivelmente, na região leste do Equador. São caracterizadas pela coloração verde-escura da região dorsal (a parte de cima do corpo) e ventre branco ou creme. Esses animais são noturnos e arborícolas, utilizando os grandes discos adesivos presentes nas pontas dos dedos para escalar a vegetação.

Foto: Luciana Frazão

Iguanas 

Iguanas são lagartos pertencentes à família Iguanidae. A espécie Iguana iguana é uma das mais populares e conhecida como ‘iguana-verde’ ou ‘iguana-comum’. Ela se alimenta de frutas, folhas e ocasionalmente de alimentos de origem animal, como insetos. É relativamente grande, podendo atingir dois metros de comprimento e ter uma cauda com dois terços do comprimento total de seu corpo. No Brasil, estes animais podem ser encontrados em ecossistemas como a Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica nordestina, ocorrendo em muitos Estados brasileiros.

Foto: Caroline Zanchi

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade