Manaus 30º • Nublado
Sábado, 25 Junho 2022

Tchibum: Confira lugares na Amazônia para fazer um mergulho

Captura-de-Tela-2021-12-28-as-10.56.0_20211229-144212_1

Muito comum em lugares que possuem mar, grutas e cavernas subterrâneas, a prática do mergulho é caracterizada pela submersão do mergulhador com auxílio de equipamentos que permite que a pessoa permaneça longos períodos em baixo d'água.

Contudo, mergulhos como prática turística tem se tornado populares na região amazônica. Uma prática realizada há anos, é o nado com o boto no Amazonas, que apesar de não ser um mergulho que exija técnicas e equipamentos para o fundo do rio, atrai entusiastas todos os anos.

O Portal Amazônia lista alguns lugares na região para mergulhar e curtir com familiares e amigos. Confira:

Mergulho com os botos - Amazonas

O famoso mergulho com o boto cor-de-rosa já faz parte do itinerário de quem visita o Amazonas. Existem vários lugares, onde o mergulho pode ser feito no Estado e um dos mais conhecidos é no Lago do Janauari, localizado na margem direita do Rio Negro, e que faz parte do município de Iranduba.

A prática é realizada de forma sustentável e pode ser considerada turismo ecológico, uma vez que integra o patrimônio cultural e incentiva sua conservação e equilíbrio. 

Existem algumas recomendações nessa prática que consistem em não alimentar os botos, porém, nem sempre são seguidas. No percurso entre Manaus e Janauari também é possível admirar  e observar o encontro das águas e as vitórias-régias.

Mergulho no Rio Curiaú - Amapá

O Rio Curiaú é um dos que banha o Amapá e faz parte da Área de Proteção Ambiental do Rio Curiaú. Ele é um dos lugares preferidos dos "divers" (mergulhadores, em inglês). 

Além da prática do mergulho em si, como atividade esportiva e de turismo, existem escolas especializadas no ensino desse mergulho que realizam, de maneira periódica, ações de limpeza do rio com intuito de manter a preservação do ambiente. Uma delas, é o Amapá Dive.

Mergulho no Jalapão - Tocantins

O Parque Estadual do Jalapão é  um dos lugares no Brasil com uma das águas mais limpas e cristalinas do Brasil.  É uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada no Tocantins.

O mergulho nos fervedouros é bastante comum e permite tirar ótimas fotos, devido a transparência da água. A vista encanta quem passa pela região e é considerado um paraíso natural.

Foto: Monique Renne

Mergulho em Capanema - Pará

Localizada a 160 km da capital, Belém, a região de Capanema é rica em calcário e abriga quatro lagos formados a partir da extração das jazidas. São nestes lagos que mergulhadores profissionais e alunos se aventuram.

Foto: Reprodução/Escola de Mergulho Black Shark

O mais profundo destes lagos chega a medir 12 metros. Assim como no Amapá, existem lugares especializados em treinar e realizar os mergulhos. Inicialmente são realizados treinos em piscinas comuns para depois colocar a atividade em prática.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 25 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/