O Portal Amazônia foi descobrir quantos jogadores dos Estados da Amazônia Legal já fizeram – ou fazem – parte da ‘seleção canarinho’.
A Seleção Brasileira de Futebol é a representante do Brasil em competições pelo mundo contra outros países. Em tempos de Copa do Mundo, a população se une para torcer pelos jogadores, que buscam vencer a competição e levar o troféu de melhor do mundo para casa.
Não à toa as expectativas são tão grandes, até mesmo por torcedores de outros países, em relação à seleção brasileira: o time é o único pentacampeão em Copas (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), ou seja, já levou o título para casa cinco vezes. Em 2022, a esperança é que mais uma vez a ‘seleção canarinho’ vença todas as partidas chegando ao título de hexacampeão.
Formada em 1915, a ‘verde-amarela’ é lembrada não somente pelos títulos, mas por grandes nomes que fizeram história, como o mundialmente conhecido Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O ex-atacante da seleção é natural de Minas Gerais e, pensando nisso, o Portal Amazônia foi descobrir quantos jogadores dos Estados da Amazônia Legal já fizeram – ou fazem – parte da ‘canarinho’. Confira:
2022: Weverton (Rio Branco, Acre)
2010: Ganso (Ananindeua, Pará)
Paulo Henrique de Chagas Lima é mais conhecido como Ganso. Nasceu em Ananindeua, no Pará. Foi jogador de futebol de salão pela Tuna Luso dos 7 aos 15 anos e passou para o futebol de campo nas categorias de base do Paysandu, ainda no Pará. Em 2005 despontou no Santos. O meia começou a se destacar em 2007 e foi convocado para a seleção em 2010, como suplente. Foi Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
1998: Giovanni (Belém, Pará)
Giovanni Silva de Oliveira, ou simplesmente Giovanni, é de Belém, no Pará, e atuava como meia-atacante. Foi conhecido nos campos por sua movimentação aparentemente lenta devido sua altura, mas usava essa característica à seu favor, surpreendendo muitas vezes seus adversários. Giovanni se consagrou nacionalmente a partir de 1995, ano em que chegou à Seleção. Está na lista de grandes jogadores que defenderam clubes do seu Estado: Tuna Luso, Remo e Paysandu.
1986: Paulo Vitor (Belém, Pará)
Paulo Victor Barbosa de Carvalho, conhecido apenas como Paulo Victor, nasceu em Belém e atuava como goleiro. Radicado em Brasília, chegou a ser jornaleiro antes de jogador de futebol. Começou a carreira no CEUB, do Distrito Federal, em 1974. Depois de passar por alguns clubes de menor porte foi para o Fluminense em 1981, tornando-se tricampeão carioca (1983, 1984 e 1985), além de campeão brasileiro em 1984. Na Seleção foi para a Copa do Mundo de 1986 como reserva de Carlos. Só defendeu times paraenses quando já era veterano, atuando no Remo e no Paysandu.