Manaus 30º • Nublado
Quarta, 30 Novembro 2022

No clima da Copa, cidades da Amazônia enfeitam ruas e avenidas para o mundial; veja as fotos

52512511261_84c00ef54b_c

A Copa do Mundo chegou e, este ano, a competição que movimenta todo o planeta está acontecendo no Catar, península árabe. Quem gosta do evento está se mobilizando para torcer por suas seleções desde o início da competição, dia 20 de novembro. 

No Brasil, uma tradição que tinha força nos anos 90 era decorar as ruas com bandeiras e desenhos no asfalto. O costume se tornou tradição e neste ano é diferente. O Portal Amazônia reuniu informações e fotos de como algumas capitais da região amazônica tem se preparado para a Copa do Mundo. Confira:

Rio Branco (Acre) 

Em Rio Branco, a Copa é coisa séria. Uma das tradições da capital acreana é premiar a rua mais bem decorada com o tema Copa do Mundo. Em 2022, quatorze ruas estão concorrendo ao prêmio de melhor decoração.

Os municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Assis Brasil, Rodrigues Alves e Mâncio Lima também estão participando do concurso.

Foto: Reprodução

Macapá (Amapá)

Parece que a competição acontece dentro e fora do campo durante o mundial, não é? Em Macapá, seis ruas disputam o concurso 'A Copa na Minha Rua', realizado pela Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (Sedel).

Estão na disputa: Rua Ana Nery, Bairro Jesus de Nazaré; Avenida Tupis, Bairro Beirol; Avenida da Liberdade, Bairro Lago da Vaca; Alameda Minha Cidade, Bairro Mestre Oscar; 1° de Maio, Bairro Beirol; e Avenida dos Tamoios, Bairro Beirol.

Foto: Arquivo/Rede Amazônica

Manaus (Amazonas)

Este ano, a capital do Amazonas conta com cinco ruas enfeitadas. Elas se destacam das demais, pois participaram de um edital da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A chamada pública habilitou as ruas que receberão apoio com serviços de sonorização, iluminação, palco, banheiros químicos e telão para exibição dos jogos de futebol da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo Fifa 2022.

As ruas aptas à concessão de apoio para exibição dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo Fifa 2022, são: rua 24 de Agosto, no Morro da Liberdade, na Zona Sul; rua Professora Isaura Barroncas e rua 03, no Alvorada, Zona Centro-Oeste; rua Capitão Francisco Galvão, no São José I, Zona Leste; e rua Santa Isabel, na Vila da Prata, Zona Oeste.

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom Manaus

São Luís (Maranhão)

As decorações também estão em alta em São Luís. Na Rua Intendente Nuno Pinho, por exemplo, a tradição acontece desde 1998. Além dela, destacam-se as ruas: Parquistão, no Anjo da Guarda; Rua do Norte, na Madre Deus e, claro, a Rua Sarney Filho, no bairro Mauro Fecury I.

Foto: Divulgação

Belém (Pará)

O agito para a Copa do Mundo chegou também na terra das mangueiras. Afinal, várias ruas e avenidas de Belém ganharam uma decoração para o mundial. O destaque fica para a travessa 3 de Maio, entre as ruas Caripunas e Pariquis, no bairro da Cremação, e a rua dos Timbiras, entre as travessas Honório José dos Santos e Carlos de Carvalho, no bairro do Jurunas. Os moradores não pouparam esforços para decorar as vias.

Foto: Igor Mota/Reprodução

Boa Vista (Roraima)

Em Boa Vista, a rua lateral de um shopping foi transformada em "Rua da Copa" com vários desenhos pintados no chão. Alguns deles poderão ser coloridos pelos torcedores nesta quinta-feira (24), dia do primeiro jogo do Brasil. Serão disponibilizados pincéis e tinta para todos que quiserem participar da programação. Os desenhos foram feitos pelo artista plástico roraimense Edinel Pereira. 

Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação

Conhece mais ruas que estão enfeitadas para celebrar a Copa? Manda foto pra gente no e-mail , com o assunto: 'Fotos da Rua da Copa', ou marca o portal nas redes sociais.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 30 Novembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/