Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Agosto 2022

Saiba quais são a maior e a menor cidade da Amazônia Legal

altamira-foto-agencia-para

A Amazônia Legal é uma área da Amazônia que abrange nove Estados do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de parte do Maranhão. A área é de 5. 217.423 km², corresponde a cerca de 61% do território brasileiro.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 773 municípios divididos entre esses Estados. Mas você conhece qual o maior deles? E o menor?

Foto: Reprodução / IBGE

O maior município dessa lista é Altamira, no Pará. Com 159.533,306 km², o município também é a maior cidade em extensão territorial do Brasil, de acordo com os dados do IBGE. Há 828 km da capital paraense, Belém, abriga uma população de 117.320 habitantes e é o lar do Parque Nacional da Serra do Pardo.  

Altamira teve origem nas missões dos Jesuítas, na primeira metade do séc. XVIII, e atualmente suas principais atividades econômicas são baseadas na agricultura - arroz, cacau, feijão, milho e pimenta-do-reino -, pecuária e extração de borracha e castanha.

Foto: Reprodução/Guia do turismo Brasil

Lado oposto 

Do outro lado, o menor município da região é a pequena cidade de Raposa, no Maranhão, com 79,213 km². Faz parte da Ilha de Upaon-Açu junto a São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. A cidade conta com 31.586 pessoas e foi fundada no final dos anos 1940 por dois imigrantes de Acaraú, Antônio do Pocal e José Baiaco, que lá se estabeleceram com suas famílias. A povoação tinha como atividades principais de subsistência a pesca e a produção de rendas, ambas realizadas de forma artesanal.

Foto: Divulgação

 Você conhece alguma dessas cidades?


Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 17 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/