São 27 estrelas de oito constelações representando os atuais 26 Estados e o Distrito Federal.
Você também sabia que cada estrela da bandeira representa um Estado do país? São 27 estrelas de oito constelações representando os atuais 26 Estados e o Distrito Federal brasileiros. A posição e dimensões exatas de cada componente são definidas por lei.
A bandeira do Brasil foi implantada em 19 de novembro de 1889 e a ideia da bandeira atual foi elaborada pelo professor Raimundo Teixeira Mendes, que contou também com a participação do filósofo Miguel Lemos e do professor Manuel Pereira Reis. O responsável pela confecção do desenho foi o pintor Décio Vilares.
As estrelas que estão na bandeira Brasil formam parte das constelações do céu na data de 15 de novembro de 1889. Mais precisamente, a bandeira mostra o céu do Rio de Janeiro às 8h30 da manhã, como se o observador estivesse fora da abóboda celeste, ou seja, o céu com aspecto invertido ao que vemos.
Claro que os Estados da Amazônia se fazem presente na constelação da bandeira. Confira a posição de cada um deles:
- Pará – Spica (Alfa de Virgem): é uma estrela binária e a mais brilhante da Constelação de Virgem.
- Amazonas – Procyon (Alfa do Cão Menor): é um estrela que transmite a ideia de coisas que estão em transição.
- Acre – Gama da Hidra Fêmea: é uma estrela na direção da constelação da Hidra Fêmea.
- Amapá – Beta do cão maior: segunda estrela mais brilhante da constelação do Cão Maior, popularmente conhecida como ‘Mirzam’.
- Mato Grosso – Sirus (Alfa do Cão Maior): estrela mais brilhante da constelação do Cão Maior e é também uma das mais próximas da Terra, situada a apenas 8,6 anos-luz.
- Rondônia – Gama do Cão Maior: é talvez uma das mais impressionantes da esfera celeste.
- Roraima – Delta do Cão Maior: está em uma constelação do hemisfério celestial sul.
- Tocantins – Epsilon do Cão Maior: à 470 anos luz da Terra, é uma estrela binária e a segunda estrela mais brilhante da constelação do Cão Maior.
- Maranhão – Beta do Escorpião : faz parte das constelações do zodíaco e é uma das mais antigas da qual se tem notícia.