Região Norte deve receber sistema de alertas da Defesa Civil até o fim de 2025

Deram início às capacitações na região Norte do país. A previsão é que o sistema esteja disponível em todo o Brasil até o fim de 2025.

As cheias afetam a região Norte do Brasil. Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

O processo de nacionalização do Defesa Civil Alerta, ferramenta que emite avisos emergenciais diretamente aos celulares da população em áreas de risco, entrou em uma nova fase.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), deram início às capacitações nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. A previsão é que o sistema esteja disponível em todo o território nacional até o fim de 2025.

Leia também: Movimentação dos portos cresce quase 7% na Região Norte em março de 2025

Região Norte deve receber sistema de alertas
Capacitações começaram nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. Foto: Divulgação/MIDR

Leia também: 5 projetos de soltura de quelônios que preservam a espécie na Região Norte  

Essa nova etapa ocorre após o sucesso da preparação no Nordeste, que está prestes a receber oficialmente o sistema. Como parte da implementação, um alerta de demonstração em 36 municípios da região, incluindo todas as capitais estaduais.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reforçou o compromisso do Governo Federal com a ampliação da ferramenta para todo o Brasil.“Essa ferramenta foi criada para que o aviso chegue antes que o perigo alcance você. Nosso compromisso é salvar vidas, garantindo que a população receba alertas em tempo hábil para agir com segurança”, destacou o ministro.

A nacionalização do Defesa Civil Alerta vem sendo realizada em etapas, considerando as características climáticas e os principais riscos de cada região. Após a implantação no Sul e no Sudeste, e com o lançamento no Nordeste em curso, o foco agora está na preparação para o enfrentamento das cheias na Amazônia e, na sequência, para o período de incêndios e chuvas intensas no Centro-Oeste.

Leia também: 72% dos moradores da Região Norte acreditam que eventos climáticos extremos foram piores em 2024

Equipes de Defesa Civil em capacitação para uso do DCA. Foto: Divulgação/MIDR

Leia também: Projeto de lei cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

A coordenadora da Defesa Civil Nacional, Izabella Rufino, que lidera a capacitação no estado do Amazonas, ressaltou a importância da continuidade do trabalho. “Essa mesma capacitação está ocorrendo também nos demais estados das regiões Norte e Centro-Oeste. Tudo isso faz parte do processo de nacionalização da ferramenta. Aqui, contamos com uma equipe de agentes locais bastante entusiasmada”, afirmou.

Durante os treinamentos, lideranças e técnicos estaduais recebem instruções sobre a operação do sistema, que utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular (Cell Broadcast). Os alertas são exibidos sobre a tela do celular, acompanhados de aviso sonoro — mesmo com o aparelho em modo silencioso — e não exigem cadastro prévio da população.

Para o representante da Defesa Civil Estadual do Amazonas, tenente Charles Barroso, a capacitação chega em um momento estratégico.“Estamos recebendo treinamento para operar uma ferramenta essencial, que fortalecerá nossas ações preventivas em todo o estado.

Leia também: Mais de 100 cidades da Região Norte melhoram condições de crianças e adolescentes e conquistam Selo UNICEF

Fiocruz e University of Glasgow
Seca na região norte. Foto: Michel Mello

É de grande importância essa formação, pois ela permite que alcancemos o maior número possível de pessoas que vivem em áreas de risco, sem que seja necessário o cadastramento do celular para o recebimento dos alertas. Dessa forma, poderemos auxiliar essa população na tomada de decisões e na mitigação dos efeitos dos desastres”, declarou.

O alerta de demonstração deste sábado será enviado simultaneamente a quatro municípios de cada estado nordestino, a partir do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília. A ação visa familiarizar a população com a nova tecnologia e prepará-la para sua implementação definitiva.

O Defesa Civil Alerta integra uma estratégia nacional para aprimorar a prevenção de desastres e reduzir os impactos à vida e ao patrimônio da população brasileira.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MIDR

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: O que são créditos de biodiversidade?

Os créditos de biodiversidade funcionam como um reconhecimento financeiro pelos benefícios que a natureza oferece gratuitamente à sociedade

Leia também

Publicidade