Qual o termo certo: castanha do Pará, do Brasil ou da Amazônia?

Originária de uma árvore que chega a medir 60 metros, a castanha cresce na bacia amazônica, que além da Amazônia brasileira, também abrange a Bolívia e o Peru.

Mundialmente consumida por seu enorme poder nutricional, a castanha é um alimento que traz diversos benefícios para a saúde. Contudo, dependendo da região que você está, a castanha pode ser chamada de um desses nomes: castanha-do-Pará, castanha-do-Brasil ou castanha-da-Amazônia. Mas afinal, qual o termo correto?

A castanha é uma semente de uma árvore enorme que chega a medir 60 metros, conhecida como castanheira. Ela cresce na bacia amazônica, que além da Amazônia brasileira, abrange a Bolívia e o Peru.

Apelidada de brazil nut fora do país, os estrangeiros tentaram fazer com a castanha algo similar com o que fizeram com a borracha: exportar suas sementes para plantar fora.

Foto: Reprodução/Observatório da Castanha

Contudo, o plano não foi bem sucedido porque, para ser produzida em grande escala, a planta precisa de insetos polinizadores, de um gênero específico de abelhas que é endêmico da Amazônia, ou seja, só existe aqui.

Márcio da Cunha, presidente da Jutica (marca especializada em produtos da região amazônica, como a castanha), comenta como surgiu o termo castanha-do-pará

Ele complementa que, quando a castanha passou a ser exportada para fora do país, recebeu o nome de castanha-do-brasil, para identificar o país de origem para o exterior.

Com o passar dos anos, o Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá se tornaram referências na produção e o Amazonas, por exemplo passou a produzir mais castanha que o Pará.

Com isso, surge a terceira denominação: castanha-da-Amazônia.

Então, não existe um termo correto para chamar a castanha? Em resumo, conforme Márcio, que acompanha a produção regional, os três nomes surgiram em contextos diferentes, mas no fim representam o mesmo produto. “Cabe ao consumidor decidir qual usar”, comenta.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cuscuz, o prato típico nordestino que se tornou queridinho no Norte

O Ciclo da Borracha é um dos motivos da chegada do popular prato feito à base de milho na região.

Leia também

Publicidade