Manaus 30º • Nublado
Sábado, 25 Junho 2022

Portal Amazônia responde: quantos dentes uma piranha tem?

piranhas

As piranhas são peixes de água doce e 27 espécies vivem na bacia amazônica. Esses peixes são capazes de triturar as presas com ajuda de seus dentes, conhecidas como "dentes de bisturi". Essa é uma das características que mais causam medo, certo?

O Portal Amazônia conversou com o professor doutor Esner Magalhães, professor do curso de Engenharia de Pesca na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que explica o estrago que uma mordida desse peixe pode realmente causar. 

"No geral, as piranhas possuem dentes tricúspides cortantes, sendo seis no pré-maxilar e sete no dentário, num total de 13 dentes. Algumas espécies possuem dentes no palato. É importante ressaltar que o formato dos dentes desta espécie é exclusivo para perfurar, rasgar e engolir. Ou seja, ela não mastiga o alimento",

explica. 

O professor explica também que se estiverem em um ambiente com baixa disponibilidade de alimento, em total desequilíbrio, elas podem atacar seres humanos. Isso acontece quando ações antrópicas levam a tais perturbações, como as variações do ciclo hidrológico, principalmente na seca dos rios e lagos, gerando baixa disponibilidade de alimento, que podem desencadear a ocorrência de eventos desta natureza.

Foto: Divulgação

Do ponto de vista da alimentação na natureza, são animais carnívoros que se alimentam exclusivamente de peixes, crustáceos, moluscos, pedaços de nadadeiras, escamas, além de outras partes do corpo de suas presas, na maioria das vezes indefesas. 

Possuem natação rápida, na maioria das vezes, a depender da necessidade. Seus olhos e narinas são um pouco avantajadas, o que pode favorecê-la em alguns ambientes quanto a predação e caça de suas presas. A depender da espécie, formam cardumes e mudam a coloração de algumas partes do corpo, de acordo com a idade.


Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/