Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

Portal Amazônia responde: quais são os benefícios de um banho de cachoeira?

presidente-figueiredo-capa-1160x653

Fazer trilha, tomar banho em cachoeira e aproveitar os benefícios para o corpo e para a mente desta maravilhosa atividade. Parece ótimo, né?

Para além das recompensas que a paisagem natural proporciona, as cachoeiras possuem benefícios para a saúde física e mental.

O Portal Amazônia selecionou alguns destes benefícios. Confira:

Foto: Divulgação

Diminui o estresse e dores

O banho frio na cachoeira eleva a produção de noradrenalina o que acalma o estresse e alivia sintomas de depressão e de dores devido ao impacto intenso de receptores de frio na pele.

Melhora a circulação

Em lugares com a temperatura baixa, o coração precisa bombear mais sangue para nos manter aquecidos. Por isso, esse processo estimula a circulação sanguínea e melhora o funcionamento do sistema cardiovascular. 

Ajuda na imunidade

Com a circulação funcionando bem, todas as áreas do corpo recebem mais oxigênio, hormônios e nutrientes. Ou seja: o organismo fica mais saudável para combater infecções.

Pele e cabelos 

A água gelada das cachoeiras tira a oleosidade dos cabelos e oferece uma hidratação natural para a pele, uma vez que a água aperta os poros e as cutículas, evitando que eles fiquem entupidos.

Fornece energia e vitalidade

Desligar-se da correria do dia a dia na cidade grande é um energizante natural. Além do fato de o sol atuar no combata à depressão, as plantas no entorno colaboram para acalmar os nervos. É quase como "reiniciar" o corpo e a mente.

E aí? Conhece mais benefícios?


Veja mais notícias sobre AmazôniaSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/