Manaus 30º • Nublado
Terça, 27 Setembro 2022

A maior cachoeira do mundo fica na Amazônia internacional: Salto Ángel

Estar em contato com a natureza, praticar atividade física e observar lindas paisagens: essas são algumas das vantagens para os aventureiros que gostam de conhecer cachoeiras. Seja pela experiência da trilha, fotografar as paisagens ou até mesmo banhar-se em suas águas. E a Amazônia é repleta delas.

Em Presidente Figueiredo, por exemplo, distante 126 quilômetros de Manaus, no Amazonas, existem cerca de 150 cachoeiras distribuídas em 24 mil quilômetros quadrados. O município é mundialmente conhecido por elas. Mas agora imagine conhecer e desbravar a maior cachoeira do mundo.

Isso é possível na Amazônia internacional, mais precisamente na Venezuela, que abriga a maior cachoeira do mundo. São 979 metros, sendo 807 metros de queda sem interrupção. 

Cachoeira Salto Ángel. Foto: Reprodução/Trilhando montanhas

E ela se chama Salto Ángel. Está localizada no Parque Nacional Canaima, no extremo sudeste da Venezuela, em um planalto na Floresta Amazônica na montanha Auyan Tepui ("montanha do diabo", na língua indígena pemón).

Nomes da cachoeira

De acordo com dados do governo venezuelano, a catarata é um dos principais destinos turísticos da região e seu nome, Salto Ángel, causa confusão quando se busca tradução. Isso acontece por conta da história da escolha do nome.  

Apesar de ter sido vista pela primeira vez no início do século XX pelo explorador Ernesto de Santa Cruz, apenas décadas depois foi oficialmente batizada, mas em homenagem ao aviador estadunidense James Crawford Angel, conhecido como Jimmy Angel.  

Por isso, traduzir 'Salto Ángel' para "salto do anjo" pode ser considerado incorreto, já que 'Angel' era o nome do "descobridor" do local, um aventureiro que sobrevoou a cachoeira em meados da década de 30, enquanto realizava uma busca de ouro na região. Na época o nome escolhido para a cachoeira teria sido James Angel. 

Mas, em 2009, por fim, foi renomeada para 'Salto Ángel' pelo então presidente Hugo Chávez. Também é chamada pelo nome indígena Kerepakupai Merú ("salto do lugar mais profundo", no idioma pemón).

Outras curiosidades

O salto faz parte do Parque Nacional de Canaima, constituído em 1962 e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1994. E já não bastasse sua característica única natural, o Salto Angel também ficou conhecido por ser a inspiração para o 'Paraíso das Cachoeiras', o local que o senhor Carl Fredricksen tanto quer ir em 'Up - Altas Aventuras', animação norte-americana dos estúdios Pixar.

Como chegar 

O caminho mais próximo do Brasil é ir de avião até a capital venezuelana, Caracas, e seguir de ônibus, por 9 horas até a Ciudad Bolívar. Em seguida, pegar um voo direto de aproximadamente uma hora até a Lagoa de Canaima e por fim seguir mais cinco horas de barco e trilha até chegar no Salto Ángel.


Veja mais notícias sobre Amazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 27 Setembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/