‘Pacote de Manaus’: entregas envolvem florestas tropicais, biodiversidade e energia limpa

Entenda o que abrange cada uma das iniciativas concluídas no âmbito do Grupo de Pesquisa e Inovação sob a presidência do Brasil.

Foto: Diego Galba/MCTI

A ‘Declaração de Manaus’ aprovada por consenso na reunião ministerial do Grupo de Pesquisa e Inovação do G20 e divulgada na quinta-feira (19), em Manaus (AM), consolidou nove entregas. O conjunto de medidas foi chamado de ‘Pacote de Manaus’. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coordenou o trabalho.

O G20 é um fórum multilateral que reúne os países responsáveis por cerca de 85% do PIB global. É um grupo heterogêneo formado por nações do Norte e do Sul Global. Matsumoto explica que dadas essas características, não é tão simples de convergir e, por isso, “trazer consensos é muito importante”. Ele lembra ainda que as medidas adotadas no âmbito do G20 fortalecem as ações entre os países que integram o fórum e tem repercussão global. “Esses resultados mudam a vida de pesquisadores, de pessoas que utilizam dados científicos”, complementou.

Além de uma estratégia para promover a cooperação em inovação aberta, e de  recomendações sobre diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade em ciência, tecnologia e inovação, o Grupo de Trabalho realizou um seminário internacional sobre desafios e oportunidades de pesquisa e inovação sobre Amazônia e florestas tropicais.

As entregas também contemplaram a efetivação de uma chamada para financiar pesquisas sobre florestas tropicais realizada em parceria com o Belmont Forum; a iniciativa para a facilitar o cadastro de informações sobre biodiversidade na plataforma global GBIF; e a disponibilização de bases de dados sobre tecnologias e políticas de inovação para energia limpa, ambas publicadas pela Agência Internacional de Energia (IEA).

Energia limpa 

A partir de uma requisição do GT de Pesquisa e Inovação, a IEA elaborou um compêndio de políticas nacionais de inovação em energia limpa para transição energética justa e uma base de dados interativa composta por mais de 550 projetos de tecnologias individuais e componentes que envolvem todo o sistema energético. Acesse o guia de tecnologias e o guia de políticas de inovação em energia limpa publicados.

Biodiversidade 

O G20 e o Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF) estabeleceram um processo para facilitar a catalogação de espécies e expansão de bases de dados abertas de biodiversidade.
Uma das entregas é um programa de Informação sobre Biodiversidade para o Desenvolvimento, financiado pela União Europeia, que oferece bolsas para instituições como pequenos museus ou organizações da sociedade civil, para que organizem os dados disponíveis e disponibilizem na plataforma aberta GBIF.

Florestas tropicais 

A chamada de ação colaborativa de pesquisa ‘Florestas tropicais: implicações globais e ações prementes’, que recebe propostas até 12 de novembro deste ano, é uma parceria entre o Belmont Forum e G20. O edital envolve apoio de 19 fundações de fomento, entre as quais estão dez fundações estaduais de amparo à pesquisa do Brasil. A chamada está voltada para ações nas bacias da Amazônia, do Congo na África e de Borneo-Mekong, no Sudeste Asiático com abordagem transdisciplinar.  Leia os detalhes da chamada e submeta sua proposta aqui.

*Com informações do MCTI

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Artigo 250. Qual é o sentido?

Em muitos momentos, senti um grande prazer em escrever. Isto ocorreu todas as vezes em que me senti plenamente conectado, como se estivesse apenas digitando algo que vem de algum lugar.

Leia também

Publicidade