Brasil tem 24 municípios totalmente localizados no Hemisfério Norte: todos da Amazônia

O Brasil possui uma área de 606.544.575 km² que se localiza ao norte da Linha do Equador. Dos 44 municípios nessa área, 24 estão totalmente no Hemisfério Norte (13 de Roraima e 11 de Amapá).

Oiapoque é um dos municípios do Amapá completamente acima da Linha do Equador. Foto: Maksuel Martins/GEA

Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta a lista de municípios brasileiros situados no Hemisfério Norte. O Brasil possui uma área de 606.544.575 km² que se localiza ao norte da Linha do Equador, o equivalente a 7,13% do território nacional.

Essa porção do país é composta por 44 municípios, distribuídos pelos estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Desses municípios, apenas 24 estão totalmente no Hemisfério Norte, sendo 13 pertencentes a Roraima e 11 ao Amapá. Em relação às sedes municipais, apenas 26 delas estão no Hemisfério Norte, todas em Roraima e Amapá.

Leia também: Portal Amazônia responde: por que Macapá é a capital do meio do mundo?

A Linha do Equador promove a divisão do planeta em dois hemisférios: Norte e Sul. Ela é o ponto de partida para a medida das latitudes, sendo, por isso, o paralelo de 0º.

“Apesar de grande parte do país estar no Hemisfério Sul, a Linha do Equador passa pelo Brasil. O lançamento deste novo produto busca atender a demandas de usuários externos sobre quais municípios brasileiros estão localizados acima da Linha do Equador. A intenção é disseminar exatamente as informações geográficas para conhecimento, ensino em geral e estudos de políticas públicas para aquela região do país”, observa o coordenador de Estruturas Territoriais do IBGE, Roberto Tavares.

O IBGE divulgou os Municípios Limítrofes, que consiste em uma planilha que relaciona os municípios que fazem fronteira geográfica com outros, ou seja, são os municípios vizinhos, contíguos ou confinantes.

Os produtos Municípios Limítrofes e Municípios localizados no Hemisfério Norte derivam da Malha Municipal Digital 2024, que é o produto básico utilizado pelo Instituto na tabulação de todas as suas pesquisas e como referência espacial para coleta de dados do Censo Demográfico e Agropecuário.

Quanto ao produto Alterações Toponímicas Municipais, a versão 2024 não apresenta atualizações na lista de municípios quando comparada à de 2023, ou seja, não houve modificação nas bases geográficas e estatísticas do IBGE, como a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) e o Banco de Tabelas Estatísticas (SIDRA).  

Os topônimos refletem e perpetuam um pouco da história e cultura local, ao remeter a um fato, pessoa ou acidente geográfico de relevância durante o processo de ocupação de uma determinada área, ou ao retratar o sentimento de pertencimento e identidade com o território. A nova denominação passa a integrar todos os documentos geográficos e estatísticos elaborados pelo IBGE.  

Leia também: Você conhece os municípios na Amazônia que receberam nomes de países ou cidades internacionais?

Atualização

As informações são dos dados disponibilizados pelo IBGE no dia 29 de abril e fazem parte de uma série de atualizações relacionadas às estruturas territoriais do Brasil. Trata-se da versão 2024 de sete produtos: Malha Municipal Digital, Áreas Territoriais Brasileiras, Atualização dos Mapas Municipais, Divisão Territorial Brasileira, Alterações Toponímicas Municipais, Municípios Limítrofes e Municípios localizados no Hemisfério Norte, esse último publicado pela primeira vez.    

“As atualizações acontecem a partir de atualizações cartográficas, da publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos respectivos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE”, explica Tavares.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Boa Esperança do Norte (MT) é o mais novo município do país

Na Amazônia Legal, o estado que contou com uma atualização da lista de municípios foi Mato Grosso, com a adição do município de Boa Esperança do Norte. Com população estimada em 5.772 pessoas, o município tem 4.704 km² de área territorial e foi instalado oficialmente em 1º de janeiro de 2025, embora tenha sido criado a partir da publicação da Lei Estadual nº 7.264, de 29 de março de 2000.

Boa Esperança do Norte (MT) passou a integrar a lista dos 5.569 municípios brasileiros. Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso

A Divisão Territorial Brasileira (DTB) detalha a estrutura territorial do país, enumerando os municípios, distritos e subdistritos. As tabelas com as informações podem ser acessadas pelo portal do IBGE.  

Com a inclusão do município de Boa Esperança do Norte (MT), a estrutura territorial brasileira de 2024 apresenta 5.569 municípios, um a mais do que no ano anterior. Essa foi a primeira atualização no quantitativo de municípios desde 2013.

Todas as informações e atualizações podem ser consultadas no portal do IBGE.  

*Com informações do IBGE

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

ANA aponta que o Brasil possui 241 barragens em situação de risco; veja quais estão na região norte

Das 296 barragens indicadas como prioritárias para gestão de segurança, 241 possuem risco alto ou médio de potencial dano humano.

Leia também

Publicidade