Mickey e Pluto no Pará? Relembre passagem do cineasta Walt Disney no Brasil

O episódio ‘Pluto e Tatu Bola’ estreou em 1943 e mostra a dupla em Belém, no Pará, durante escala na América do Sul.

Você sabia que Mickey Mouse e o Pluto já vieram ao Brasil? E que foram em Belém do Pará? Poucas pessoas sabem desse fato histórico, que repercutiu nos jornais na época.

O Portal Amazônia relembra a passagem de Walt Disney e seus personagens pela região norte e qual foi o plano por trás desse acontecimento.

Foto: Reprodução/El País

Em 1943, a The Walt Disney Company lançou o episódio ‘Pluto e Tatu Bola’ com a duração de pouco mais de seis minutos. Na ocasião, o próprio Walt Disney, que estava de passagem pela América do Sul, veio até o Brasil e conheceu a capital Belém, no Estado do Pará.

O episódio – e a viagem como um todo – fez parte de um plano intitulado ‘Aliança para o progresso’. Nesse período, o mundo passava pela Segunda Guerra Mundial. A aliança teve o objetivo de fortalecer laços e propagar símbolos norte-americanos nos países visitados.

Nos jornais locais, aconteceu grande repercussão da vinda do empresário. Ele  esteve na rádio PRC-5 e na época relatou sobre  sua estadia na cidade, que disse ter “adorado”. Confira a foto de um jornal da época:

Foto: Reprodução

O episódio

Foto: Reprodução

O episódio mostra uma visita rápida de Mickey e Pluto à Belém, quando os dois descem na cidade durante uma escala. Para passar o tempo, Mickey joga uma bola para o Pluto pegar, mas o cachorro acaba conhecendo um tatu bola, iniciando uma aventura na cidade  que termina em um acidental crime de tráfico de animais silvestres.

Além disso, a animação conta com uma trilha sonora bem brasileira, com algumas referências como a típica visão dos rios e vegetação, a fauna e flora do aeroporto de Val de Cans/Cães, na qual Pluto entra para procurar a bola, e o famoso sino que avisava os embarques naquela época.

Zé Carioca

Outro personagem, mundialmente conhecido, dos estúdios Disney, é o papagaio Zé Carioca. Apelido de José Carioca, o personagem fictício foi desenvolvido nessa mesma viagem do empresário ao Brasil, na década de 40.
Foto: Reprodução

Ele é retratado como o típico malandro carioca, sempre escapando dos problemas com o “jeitinho” característico brasileiro. A estreia do personagem foi no filme ‘Alô, amigos’ (‘Saludos amigos’, no título original). O filme se passou nos Estados Unidos e narra um passeio turístico de Donald e Pateta, guiados por Zé, pelas paisagens de cinco países da América do Sul: Brasil, Argentina, Peru, Bolívia e Chile.

 Confira o episódio que se passa em Belém a seguir:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade