Manaus 30º • Nublado
Segunda, 04 Dezembro 2023

Governo do Japão condecora pesquisador do Inpa por atuação em projetos bilaterais sobre a floresta amazônica

O Governo do Japão anunciou o pesquisador Niro Higuchi, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus (AM), como condecorado de Outono do 5º Ano da Era Reiwa. A condecoração do Japão é concedida às personalidades que tenham realizado contribuições notáveis e se destacado na promoção da amizade com o Japão, e é agraciada por Sua Majestade o Imperador do Japão Naruhito.

Higuchi foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço, principalmente pela sua participação e contribuição por muitos anos em projetos bilaterais, entre o Japão e o Brasil, sobre a floresta amazônica

Além disso, o pesquisador é mundialmente renomado na área de manejo e conservação florestal, tendo recebido o Prêmio Nobel da Paz em 2007, como um dos membros do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC).

Foto: Érico Xavier/Fapeam

Líder do Laboratório de Manejo Florestal do Inpa e professor do curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais (PPG-CFT) do Instituto há mais de 30 anos, o pesquisador promove o intercâmbio acadêmico com universidades e institutos de pesquisa japoneses. 

Niro diz que é a primeira vez que recebe a honraria e o sentimento é de dever cumprido.

"Isso representa um reconhecimento importante pela minha trajetória profissional, além do Lattes. Não deve ser diferente para o Inpa. Não tem como dissociar o pesquisador (e seu desempenho) do instituto. Quando um pesquisador é homenageado, o Inpa também está sendo homenageado. Da mesma maneira, toda vez que o instituto ou um pesquisador do Inpa é homenageado, eu me sinto, igualmente, homenageado", 

comemora.

Niro participa de projetos bilaterais entre o Japão e o Brasil na área florestal, representando o lado brasileiro, assumiu a coordenação do Projeto de Pesquisas Florestais na Amazônia Brasileira (Projeto Jacaranda) (1995-2003) e do Projeto Dinâmica do Carbono da Floresta Amazônica (2010-2014), por meio dos quais estabeleceu as bases para a cooperação entre os dois países na área ambiental na Amazônia.


Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 05 Dezembro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/