Estados da Amazônia Legal são responsáveis pelo aumento do território brasileiro em 2022

Um levantamento realizado pelo IBGE apontou um aumento de 72,2 km² no território nacional.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um levantamento, no qual se percebeu a expansão do território brasileiro de 72,2km² em 2022. A expansão foi de 8.510.345,540 km², em 2021, para 8.510.417,771 km², no ano passado. Os dados foram divulgados no dia 29 de março.

De acordo com o instituto, o aumento do território se deve a novos delineamentos de fronteira internacional em trechos dos Estados: Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“Este valor foi atualizado positivamente devido à edição de trechos da fronteira internacional do Brasil nos Estados do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, de modo que a nova linha ficasse ajustada à realidade física da hidrografia da região e em conformidade com os dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores, instituição encarregada de demarcar e caracterizar a fronteira do Brasil em conjunto com os órgãos competentes dos países vizinhos”,

informam no documento.

Segundo o coordenador de Estruturas Territoriais do IBGE, Roberto Tavares, os novos delineamentos foram aprimorados à realidade física da hidrografia da região por meio de imagens de satélites de alta resolução e em conformidade com os dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores, que é encarregado de demarcar e caracterizar a fronteira do Brasil em conjunto com os órgãos competentes dos países vizinhos. Ao todo, o Brasil tem 5.568 municípios, além do Distrito Estadual de Fernando de Noronha e do Distrito Federal.

Municípios que tiveram atualizações em seus limites. Imagem: Divulgação/IBGE

Esse resultado se deu devido a atualização de três estudos anuais de Geociências: Malha Municipal Digital 2022, Atualização dos Mapas Municipais e Áreas Territoriais de Estados e Municípios.

Segundo o IBGE, a Malha Municipal Digital é um conjunto de arquivos digitais da representação com todos os municípios brasileiros e da área total do país. Esse estudo subsidia os Mapas Municipais e novos valores de Áreas Territoriais.

“As atualizações acontecem a partir da publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos respectivos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE”, explica o coordenador.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Camu-camu é usado para enriquecer farinha de mandioca

Desidratados sob diferentes métodos tecnológicos, os resíduos agroindustriais de frutos de camu-camu, adicionados à farinha de mandioca, incrementaram significativamente os produtos finais.

Leia também

Publicidade