Senador Eduardo Braga destaca economia verde como chave para futuro do ESG na Amazônia

Segundo o parlamentar, o futuro do ESG na Amazônia depende de um sistema que vá além da economia tradicional e fomente o uso sustentável dos recursos naturais.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

A segunda edição do Fórum ESG Amazônia, realizada nesta sexta-feira (21), reuniu especialistas, empresários e lideranças políticas para debater pautas voltadas para a agenda ESG (ambiental, social e de governança) e os desafios da sustentabilidade corporativa na região. O evento destacou a importância da Amazônia no cenário global e as oportunidades para o desenvolvimento sustentável.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Entre os participantes, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) defendeu a necessidade de uma nova abordagem econômica para a região, baseada no conceito da economia verde. Segundo o parlamentar, o futuro do ESG na Amazônia depende de um sistema que vá além da economia tradicional e fomente o uso sustentável dos recursos naturais.

“O que pode efetivamente fazer a grande evolução de classe social na Amazônia é a implantação de um sistema que vai além da economia formal, que vai exatamente para uma nova economia que eu chamo de economia verde, onde o ESG está incluído, mas não é o único segmento”, afirmou Braga.

Leia também: Portal Amazônia responde: qual a diferença entre economia verde e bioeconomia?

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

O senador destacou ainda a relevância dos serviços ambientais como ferramenta para viabilizar o desenvolvimento sustentável e gerar financiamento para projetos socioeconômicos que respeitem a biodiversidade local.

“Os serviços ambientais têm um papel fundamental e podem gerar um funding de financiamento para o desenvolvimento socioeconômico com responsabilidade ambiental, ciência e tecnologia, que finalmente liberte os nossos 30 milhões de amazônidas da pobreza”, pontuou.

Braga ressaltou que a Amazônia possui um valor estratégico e global, e que seus habitantes desempenham um papel crucial na preservação ambiental. “Precisamos mostrar um caminho de prosperidade, porque, afinal de contas, eles são guardiões do maior patrimônio que o povo brasileiro tem e que compartilha com a humanidade”, concluiu.

O II Fórum ESG Amazônia é realizado pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) e pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). Além das discussões, o evento apresenta cases de implementação do ESG por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), associadas ao CIEAM, destacando ações que promovem inovação e responsabilidade ambiental e social.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade