Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Dono de uma mordida potente, cágado cabeçudo é um dos quelônios encontrados na Amazônia

Com um nome que faz jus à fama, o cágado cabeçudo (Mesoclemmys vanderhaegei) é uma espécie nativa brasileira, muito conhecido por ter a cabeça maior que a de outras espécies – o que lhe permite ter uma mordida potente e esmagadora quando abocanha suas presas. A espécie Mesoclemmys vanderhaegei é da ordem Testudines, da família Chelidae e do gênero Mesoclemmys.

A mordida forte é essencial para que ele consiga capturar pequenos animais, como moluscos, insetos, anfíbios e peixes, já que sua alimentação é exclusivamente carnívora.

Diferente dos seus primos jabutis, o cágado tem hábitos semiaquáticos, e divide seu tempo entre a terra firme e ambientes de água doce. Habita ambientes próximos da água na floresta amazônica e no Cerrado. 

Para desempenhar bem sua vida dupla, possui patas com unhas afiadas que proporcionam firmeza em solo, e membranas entre os dedos, o que facilita o nado.

Outra diferença é na carapaça, mais achatada, alongada e lisa, com pescoço mais longo que dobra para dentro do casco quando recolhe a cabeça, característica exclusiva dos cagados.

Foto: Reprodução/Instituto Butantan

As fêmeas são maiores que os machos e pesam em média 1,5 kg, com tamanho que varia entre 20 e 30 cm. O acasalamento ocorre entre setembro e janeiro, durante a primavera e o verão, sempre dentro d'água. 

s desovas ocorrem posteriormente, de janeiro a junho, os ovos são enterrados em um ninho cavado no solo, geralmente nas praias ou margens de rios. Eles colocam em média sete ovos por vez, e sua vida dura cerca de 20 anos na natureza.

É um quelônio de água doce cuja ocorrência é descrita nas bacias dos rios Amazonas, Tocantins, Paraguai, Paraná e Uruguai e também ocorre no Paraguai, na Argentina e, possivelmente, no Uruguai e na Bolívia.

*Este texto foi produzido com o apoio da coordenadora do Reptiliário e do Biotério Semiextensivo de Quelônios e Lagartos do Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan, Myriam Elizabeth Velloso Calleffo.


Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários: 2

Myriam Elizabeth Velloso Calleffo em Quarta, 19 Abril 2023 13:56

Obrigada por compartilhar a matéria do Instituto Butantan sobre o cágado cabeçudo, uma das espécies encontradas na Amazônia.
Os quelônios são importantes dispersores de sementes e participam na ciclagem de nutrientes dos ecossistemas.
Na Amazônia são bem conhecidos e fazem parte da subsistência de comunidades indígenas e ribeirinhas.
É conhecendo que se preserva.
Myriam E. V. Calleffo/ Instituto Butantan- SP

Obrigada por compartilhar a matéria do Instituto Butantan sobre o cágado cabeçudo, uma das espécies encontradas na Amazônia. Os quelônios são importantes dispersores de sementes e participam na ciclagem de nutrientes dos ecossistemas. Na Amazônia são bem conhecidos e fazem parte da subsistência de comunidades indígenas e ribeirinhas. É conhecendo que se preserva. Myriam E. V. Calleffo/ Instituto Butantan- SP
Myriam Elizabeth Velloso Calleffo em Quarta, 19 Abril 2023 14:07

Além disso, também existem muitos programas de manejo de quelônios na Amazônia, com soltura de filhotes que povoam a natureza .

Além disso, também existem muitos programas de manejo de quelônios na Amazônia, com soltura de filhotes que povoam a natureza .
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/