Tartaruga-da-Amazônia: Saiba três curiosidades sobre este quelônio

Considerada o maior quelônio da América do Sul, a espécie Podecnemis expansa apresenta algumas peculiaridades.

A Tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa) é uma das espécies mais amplamente distribuídas. Chamada entre os ribeirinhos de “tartaruga”, ela habita os rios, lagos, e igapós de grande parte da floresta amazônica. 


Apesar do nome, a tartaruga-da-Amazônia é considerada na verdade um cágado. Mesmo porque, tartaruga é o nome designado especificamente para os quelônios marinhos. Com hábitos diurnos, o animal se alimenta de raízes, folhas, frutos, moluscos e pequenos peixes.

 O Portal Amazônia traz algumas curiosidades sobre o animal. Confira a seguir:

 1. Maior quelônio da América do Sul

Encontrada no Brasil, Guianas, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Venezuela, a tartaruga é uma espécie de grande porte e é considerada o maior quelônio da América do Sul. Os maiores exemplares da espécie podem chegar até 90 cm de comprimento e pesar 75kg. 

Foto: Reprodução

2. Impressões digitais

As linhas presentes no rosto dos quelônios, são consideradas impressões digitais, uma vez que não se repete de um animal para o outro e podem, inclusive, ser usadas para identificação em estudos científicos.

Foto: Reprodução

3. Comunicativos 

imagina-se que tartarugas de água doce são animais silenciosos. No entanto, pesquisas recentes demonstram que a Podocnemis expansa são bem comunicativos, produzindo sons dentro e fora d’água durante suas interações. Cerca de 2122 sons foram detectados, representando uma gama de comunicações que vão de sinais emitidos por filhotes ainda dentro do ovo a sinais emitidos pelos adultos, reunindo filhotes para uma migração em massa. Esta habilidade demonstra também uma característica da espécie, pouco comum aos répteis, o cuidado dos pais após a eclosão dos ovos.

Espécie extinta?

Entre os séculos XVIII e XIX, a espécie quase chegou a ser considerada extinta, devido à exploração em excesso de milhares de fêmeas adultas e ovos. Ao longo dos anos, várias medidas de proteção foram adotadas e hoje, de acordo com o IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza, em português)  a espécie apresenta baixo risco de extinção.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade