Descubra como é feita a farinha d’água, típica da Amazônia

Considerada uma das melhores farinhas do Brasil, a farinha d’água é de origem paraense. Veja o passo a passo da produção artesanal.

A farinha paraense, conhecida como ‘Farinha D’água’ é famosa não só no Pará, mas em toda Região Norte e até em outros Estados do Brasil.  Por sua crocância, a farinha de Bragança (cidade paraense) é bastante usada em farofas e outras receitas nortistas. Mas para resultar nessa farinha classificada por muitos como “deliciosa”, ela passa por um longo processo. 

O Portal Amazônia conversou com Carmem Alves, uma das mulheres responsáveis pelo trabalho de produção da farinha d’água em Bragança, que explicou os detalhes desse processo. 

Confira o passo a passo: 

Primeiro passo: 

A mandioca é colocada no rio e fica mergulhada na água durante quatro dias para que a casca possa amolecer. Depois, é retirada para ser descascada e a massa volta para água, por mais um dia. Logo, fica pronta para ser amassada com as mãos. 

Foto: Gildo Júnior/Cedida

Segundo passo: 

Em seguida, a massa é levada para ser feito o processo de amassamento com as mãos, onde é amassada para melhor ser enxugada. 

Foto: Reprodução / Gildo Júnior

Terceiro passo: 

Depois é realizado o processo de secagem, onde a massa é colocada dentro do tipiti, que é uma espécie de prensa ou espremedor de palha trançada, usado para escorrer e secar a massa de mandioca. 

Foto: Reprodução / Gildo Júnior

Quarto passo:

O resultado é uma massa seca que já pode ser chamada de farinha, mas que em seguida será peneirada. 

Foto: Reprodução / Gildo Júnior

Foto: Reprodução / Gildo Júnior

Foto: Reprodução / Gildo Júnior

Quinto e último passo:

Depois de peneirada, a farinha é levada ao fogo para ser torrada, por aproximadamente 1 hora e 20 minutos. 

Foto: Reprodução / Gildo Júnior

E aí? Já conhecia o processo de produção da farinha d’água? 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade