Manaus 30º • Nublado
Sábado, 04 Dezembro 2021

'Demônio D'água': Conheça a lenda que inspirou vilão do filme "Ainbo - A Guerreira da Amazônia"

ls7b6l4daz6a
Muitas lendas amazônicas mexem com o imaginário popular. A lenda da Iara, do boto-cor-de-rosa e do saci-pererê são exemplos clássicos do folclore brasileiro. Porém, existem também outros seres místicos que fazem parte do folclore popular e são inspirações inclusive para filmes e séries.

Conheça a história do Yacuruna, o demônio d'água!
Foto: Reprodução

De acordo com a lenda, Yacuruna é capaz de se transformar em um homem atraente para capturar suas vítimas, que no geral são mulheres (bem semelhante à lenda do boto). Em sua forma real, seus pés são deformados e ele consegue girar sua cabeça para trás.

Ser mítico que habita cidades subaquáticas, que refletem cidades humanas de cabeça para baixo, Yacuruna é um ser mítico e o termo é derivado da língua quechua, sendo "yacu" água e "runa" homem.

A Yacuruna percorre a floresta amazônica à noite usando um crocodilo preto como uma canoa e uma jiboia gigante como um colar. A população local acredita que durante o dia a Yacuruna dorme no fundo dos rios e lagos com um olho continuamente aberto.

Além disso, possui a capacidade de se comunicar e ter controle sobre os animais aquáticos da Amazônia. Atra[ido pelo odor de sangue em mulheres menstruadas, Yacuruna se transforma em um homem que usa de afrodisíacos para sequestrá-las e trazê-las para o fundo do rio.

Outra característica marcante é a capacidade de cura do Yacuruna. O ser pode ser convocado por um xamã e auxilia no processo de cura. A yacuruna pode transmitir conhecimento curativo a uma pessoa doente ou a um xamã , e dessa maneira eles estabelecem confiança.

Uma vez que a confiança tenha sido estabelecida, a yacuruna irá virar a cabeça da pessoa para a frente novamente, permitindo que o indivíduo retorne ao mundo humano. Yacuruna pode raptar pessoas de uma comunidade , e é o trabalho do xamã persuadir a yacuruna para devolver o corpo com segurança.

A yacuruna pode ser fonte de poderes xamanicos e pode ser um poderoso aliado do xamã.

A lenda de Yacuruna, por vezes se mistura as lendas das sereias e a do boto, confundindo um pouco as pessoas, e também pode ter sido usada como inspiração para criar o universo do filme A forma da água. 

Agora, está em cartaz na produção "Ainbo - A Guerreira da Amazônia" como demônio sombrio que vive na região. Gostou da lenda? O filme está em cartaz nos cinemas de todo o país!


Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/