‘Demônio D’água’: Conheça a lenda que inspirou vilão do filme “Ainbo – A Guerreira da Amazônia”

Yacuruna é uma criatura mística que vive nas profundezas dos rios e acredita-se que é responsável pelo desaparecimento de pessoas.
Muitas lendas amazônicas mexem com o imaginário popular. A lenda da Iara, do boto-cor-de-rosa e do saci-pererê são exemplos clássicos do folclore brasileiro. Porém, existem também outros seres místicos que fazem parte do folclore popular e são inspirações inclusive para filmes e séries.

Conheça a história do Yacuruna, o demônio d’água!
Foto: Reprodução

De acordo com a lenda, Yacuruna é capaz de se transformar em um homem atraente para capturar suas vítimas, que no geral são mulheres (bem semelhante à lenda do boto). Em sua forma real, seus pés são deformados e ele consegue girar sua cabeça para trás.

Ser mítico que habita cidades subaquáticas, que refletem cidades humanas de cabeça para baixo, Yacuruna é um ser mítico e o termo é derivado da língua quechua, sendo “yacu” água e “runa” homem.

A Yacuruna percorre a floresta amazônica à noite usando um crocodilo preto como uma canoa e uma jiboia gigante como um colar. A população local acredita que durante o dia a Yacuruna dorme no fundo dos rios e lagos com um olho continuamente aberto.

Além disso, possui a capacidade de se comunicar e ter controle sobre os animais aquáticos da Amazônia. Atra[ido pelo odor de sangue em mulheres menstruadas, Yacuruna se transforma em um homem que usa de afrodisíacos para sequestrá-las e trazê-las para o fundo do rio.

Outra característica marcante é a capacidade de cura do Yacuruna. O ser pode ser convocado por um xamã e auxilia no processo de cura. A yacuruna pode transmitir conhecimento curativo a uma pessoa doente ou a um xamã , e dessa maneira eles estabelecem confiança.

Uma vez que a confiança tenha sido estabelecida, a yacuruna irá virar a cabeça da pessoa para a frente novamente, permitindo que o indivíduo retorne ao mundo humano. Yacuruna pode raptar pessoas de uma comunidade , e é o trabalho do xamã persuadir a yacuruna para devolver o corpo com segurança.

A yacuruna pode ser fonte de poderes xamanicos e pode ser um poderoso aliado do xamã.

A lenda de Yacuruna, por vezes se mistura as lendas das sereias e a do boto, confundindo um pouco as pessoas, e também pode ter sido usada como inspiração para criar o universo do filme A forma da água. 

Agora, está em cartaz na produção “Ainbo – A Guerreira da Amazônia” como demônio sombrio que vive na região. Gostou da lenda? O filme está em cartaz nos cinemas de todo o país!

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade