Manaus 30º • Nublado
Domingo, 17 Outubro 2021

Conferência digital promove debates sobre sustentabilidade aliada à tecnologia

Academia-Ste_20210920-174004_1

Entre os dias 7 e 10 de outubro, a Academia STEM, iniciativa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), vai promover a 1st Amazon Stem Academy Conference (1st ASAC21), uma conferência totalmente online e gratuita com a presença de especialistas para debater sobre tecnologia, inovação, educação e sustentabilidade.

A conferência será transmitida por meio do canal no YouTube da Academia Stem e as inscrições para participar do evento, que garante certificado de horas, podem ser feitas gratuitamente no site asac21-stem.com.br.

Foto: Divulgação

 Destacando a oportunidade de unir a formação de engenheiros e a promoção da sustentabilidade, nos quatro dias de conferência ocorrerão diversas atividades como trilhas de conhecimentos, palestras, mesas redondas, oficinas e as apresentações de projetos desenvolvidos por estudantes e professores dos cursos de engenharia da Academia Stem.

O coordenador-geral da Academia Stem, Jucimar Maia Junior, destaca a importância de trazer debates dentro dessa temática para todos os públicos. "Sabemos que há muitas mudanças que podemos fazer para contribuir positivamente com o meio ambiente. Realizar um evento como esse nos dá a oportunidade, não só de trabalhar esse assunto com estudantes e jovens, mas também de incentivar trabalhos que promovam mudanças significativas", afirma. O Projeto Academia STEM é incentivado pela Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA, de acordo com a Lei 8.387/91".

Programação

A abertura da conferência acontecerá no dia 7/10, às 10h (horário de Manaus), com a apresentação dos coordenadores responsáveis pelo evento e em seguida com a palestra "Formação em Engenharia: Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade", sob comando do Líder do Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, Maurilio Albanese Novaes Júnior.

Ainda neste dia, das 13h30 às 17h, acontecerão trilhas com as apresentações do coordenador-geral do projeto, o professor Jucimar Maia da Silva Junior, do coordenador do Pilar Atração Stem, Adan Sady de Medeiros Silva, do coordenador do Pilar Permanência Stem, Francis Wagner Silva Correia, e do coordenador do Pilar Excelência Stem, José Renato Sátiro Santiago Junior. Para encerrar o primeiro dia, a partir das 16h15, haverá uma apresentação musical.

Já na sexta-feira, dia 8 de setembro, o tema principal será "Um caminho para a Eficiência Energética & Indústria 4.0", com a participação de professores da UEA. Dentro dessa temática, a partir das 9h15, será realizada a palestra "Telecomunicações e Novas Tecnologias", com o representante da EXSTO Tecnologia, José Domingos Adriano. Das 10h às 13h30, acontecerão trilhas de conhecimentos com as palestras sobre "Tecnologias Habilitadoras da Industria 4.0", "Energias Renováveis", "Eficiência Energética no contexto da Industria 4.0" e "Sistemas Embarcados e Industria 4.0", respectivamente com os engenheiros, Miguel Angel Orellana Postigo (Samsung), Claudio Gonçalves (UEA), Raimundo Cláudio Souza Gomes (UEA) e Angilberto Muniz Ferreira Sobrinho (UEA). Das 13h30 às 16h, os alunos da Academia Stem vão mostrar seus projetos.

A temática principal do dia 9, sábado, será "Tecnologias Digitais e a Indústria 4.0". Às 9h15, o representante da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professor Augusto César Barreto Rocha, abordará o assunto. Em seguida, a partir das 10h15, acontecerão três atividades: a mesa redonda "Oportunidades e Desafios no Mercado de Trabalho na Área de Computação", com Karla Picanço De Carvalho, do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia; Joana Darc da Silva Pontes, da Fundação Paulo Feitosa; Wallison da Costa Coutinho, da CESAR School; e Natacsha Ordones Raposo, da empresa Méliuz.

A trilha sobre "A Engenharia de Produção à Serviço da Sustentabilidade" começa às 10h10 com a professora da UEA, Joelma Monteiro de Carvalho, e, às 11h, terá uma roda de conversa com o tema "Construindo a carreira dos sonhos: da graduação à Pós-graduação" e a participação da professora da UEA, Carly Pinheiro Trindade. Para encerrar a programação desse dia, das 13h30 às 16h, haverá a apresentação dos projetos dos alunos da Academia Stem.

O último dia da conferência, 10 de outubro, abordará um tema que está em alta na área tecnológica "A Inteligência Artificial associada à Automação Integrada: Sociedade, Tecnologia e Inovação", com a apresentação do professor da UEA, José Ruben Sicchar Vilchez. Às 10h15, começa a mesa redonda sobre "Trajetória do Acadêmico: De calouro à Professor Pesquisador", com a participação dos professores da UEA: Marlene Araújo de Faria, Walter Andrés Vermehren Valenzuela, Almir Kimura Junior, Rodrigo Farias Araújo e Moisés Pereira Bastos.

Às 11h15, Marlene Araújo realiza a última trilha da conferência com o tema "Olimpíada com o Robô humanoide NAO". E, a partir das 13h30, terá a apresentação dos últimos projetos dos alunos, seguido por uma atividade cultural, às 16h15, e o encerramento do evento às 17h. 


Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 18 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/