Capital com “a maior paçoca do mundo”: Descubra oito curiosidades sobre Boa Vista

Cidade planejada, maior complexo de praças, desenvolvimento fugindo do ciclo da borracha! Descubra algumas curiosidades sobre a única capital do país que está localizada no hemisfério Norte do globo.
Fundada no século XIX, em 1830, pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães, o município de Boa Vista se originou de uma das fazendas de gado localizada nos rios que fazem parte da bacia do Rio Branco, que pertencia a jurisdição da então vila  ‘São José da Barra do Rio Negro’, atual Manaus. Capital do estado de Roraima, possui dois terços da população do estado.

Hoje o Portal Amazônia traz oito curiosidades sobre a capital Boa Vista.  Confira a seguir:

 1. Formato

Com a população estimada em 419.652 habitantes em 2020, Boa Vista possui o formato de radial, em que as principais avenidas levam à Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde ficam as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais. 

2. Origens

Foto: Reprodução

Diferentemente dos outros estados da região Norte que estavam envolvidos economicamente com o Ciclo da Borracha,  Boa Vista se dedicou à atividade pecuária . Na época, no século XIX, o atual estado de Roraima começou a ser explorado com a construção do Forte São Joaquim, que era uma tentativa do governo português de conter as ameaças de invasão holandesas, inglesas e espanholas.

Cerca de 30 quilômetros do forte, foi fundada em 1830 a Fazenda Boa Vista, pelo capitão cearense Inácio Lopes de Magalhães, que era ex-comandante do Forte. Um povoado começou a surgir ao redor da fazenda e em 1887, foi elevado à condição de Vila de Boa Vista do Rio Branco. 
Em 1890, através de decreto assinado pelo então governador do Amazonas, ganhou o status de município. Com a criação do Território Federal de Roraima, em 1940, a cidade foi escolhida para ser a capital.

3. População indígena

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roraima é proporcionalmente a capital com a maior população indígena do país, correspondendo a 3% da população, cerca de 8.550 habitantes se declaram indígenas. 

4. Hemisfério Norte

Boa Vista é a única capital brasileira localizada no hemisfério norte e acima da Linha do Equador. Com isso, o estado tem, em média, uma hora e meia a mais de insolação por dia do que outras regiões. Isso significa mais fotossíntese e um desenvolvimento acelerado das plantas. Nessa última fronteira agrícola do País, terras custam cerca de um décimo do valor cobrado em regiões com agricultura desenvolvida e há variedades adaptadas das principais culturas.

 5. Paçoca 

Boa Vista tem um registro que está no Guinness Book ( livro dos recordes) o selo de ‘maior paçoca do mundo’. Em 2018, a paçoca de carne seca com farinha, teve 1.023 quilos, e foi distribuída no arraial Boa Vista Junino para 30 mil pessoas. 

 6. Casa mais antiga da cidade

Foto: Reprodução

Descendente do coronel Teodoro Bento Ferreira Marques Brasil, membro de uma das primeiras famílias de militares a chegar em Boa Vista, Petita Brasil é hoje dona da casa mais antiga da capital de Roraima. Construída em 1888 às margens do Rio Branco e ao lado do antigo Porto do Cimento, hoje Orla Taumanã, a casa virou Patrimônio Histórico de Boa Vista na década 1990 e mantém a estrutura, pisos e portas originais. 

7. Maior complexo de praças do Norte do Brasil 

Foto: Divulgação

Como 75 mil metros de área urbanizada, o Complexo Praça Ayrton Senna é considerado o maior do Norte do Brasil, segundo Antônio Veras, professor doutor e diretor do Instituto de Geografia da UFRR. Em sua pesquisa sobre as praças da cidade de Boa Vista, Veras conta que o complexo foi construído em 1993. 

8. Cinema

Foto: Reprodução/G1 Roraima

Um dos pontos que mais chamam a atenção de qualquer pessoa que visita Boa Vista é o cinema que fica em uma das principais avenidas da capital, a Ene Garcez. O Cine Super K, que existe há mais de 36 anos e que há pouco tempo era o único cinema da cidade, possui uma arquitetura no mínimo inusitada que deixa os turistas curiosos. Na fachada do estabelecimento, Homem-aranha, Batman, Shrek, Super Homem, personagens de Madagascar, Meu Malvado Favorito, Toy Story e Nemo estão representados em esculturas feitas com gesso, cimento e um isopor especial. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade