A Muraki estará com estande na Feira e irá receber os visitantes para apresentar o PPFRH, o portfólio com mais de 130 cursos disponibilizados, as instituições de ensino parceiras que implantam e acompanham o conteúdo programático, enquanto a Muraki faz a gestão e prestação de contas aos órgãos responsáveis e, sobretudo, o resultado alcançado pelo Programa. Uma das ações do PPFRH é aproximar e promover o relacionamento da Fundação, do ecossistema e de todos os atores do segmento da tecnologia e inovação.
Resultados do PPFRH
Somente na capital do Amazonas, em pouco mais de 2 anos, mais de 50 empresas investidoras foram visitadas e conheceram o Programa, dessas, 17 aportaram no PPFRH e tiveram 1953 pessoas, entre funcionários e população em geral, qualificados até o momento.
Para a implantação desses cursos, a Fundação Muraki conta com renomadas instituições de ensino que atuam como executoras, como a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Cesar, Fundação Matias Machline (FMM), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech), entre outras, que – juntas – já elaboraram 135 cursos. Técnico em Eletrônica, Lean Manufacturing, Programa Social de Educação Tecnológica, Especialização em Engenharia e Gestão Industrial, Mestrado Profissional em Engenharia de Processos, Mestrado Profissional em Design de Artefatos Digitais são apenas algumas qualificações importantes no atual cenário tecnológico e que são customizados de acordo com as necessidades de cada empresa.
Além de os cursos serem ofertados para os profissionais das empresas participantes, o excedente de vagas é disponibilizado para a população em geral, por meio de editais.
PPFRH e a Amazônia Ocidental
Entretanto, além de Manaus, a Muraki está realizando um mapeamento das necessidades na formação de recursos humanos para a Amazônia Ocidental, estendendo a parceria público-privada, objetivando a geração de produtos compotencial de mercado, além de sensibilizar e captar recursos privados, apoiado pelos parceiros institucionais para o financiamento.
Para Fernando Moreira, coordenador do PPFRH, é fundamental investir em recursos humanos. “Com o avanço tecnológico cada vez mais rápido, o conhecimento tende a se tornar obsoleto em pouco tempo, o que pressupõe capacitação contínua para aumentar a empregabilidade”, comenta.
Feira do Polo Digital
A Feira é um evento gratuito, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro, das 14h às 19h, no Studio 5 Centro de Convenções, localizado na Av. Rodrigo Otávio, 3555 – Distrito Industrial I, Manaus.
Na quinta-feira (17), às 19h, no auditório e-Gov, Fernando irá abordar sobre o PPFRH. Para participar basta se inscrever na plataforma do Sympla (https://www.sympla.com.br/2-feira-do-polo-digital-de-manaus__622148).
Saiba mais sobre o PPFRH
O Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos surgiu para combater a falta de capacitação profissional e auxiliar pessoas no processo de qualificação para o mercado de trabalho, focando em atender a demanda das empresas, principalmente as alocadas no Polo Industrial de Manaus (PIM), e que são incentivadas pela Lei da Informática.
Dessa maneira, sendo a coordenadora desse Programa, a Muraki monta portfólio de cursos que vão desde técnicos aos de doutoramento, de acordo com a disponibilidade das instituições de ensino e as necessidades de cada empresa, e acompanha a suaimplantação e desenvolvimento. O maior benefício do PPFRH é a garantia de que o empresário não correrá o risco de glosa, junto à Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).
A iniciativa beneficia empresas e trabalhadores na melhoria do valor do quadro funcional e no alinhamento profissional dos colaboradores para que as empresas aumentem a competitividade no mercado global, aproveitando as oportunidades oriundas da Indústria 4.0.
Sobra a Muraki
A Fundação de Apoio Institucional Muraki foi criada em 13 de julho de 1999 como uma instituição do terceiro setor, de natureza privada sem fins lucrativos.
A Fundação Muraki possui como missão: "Captar, executar e gerenciar projetos e atividades destinadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, educacional, artístico e cultural, bem como à preservação do meio ambiente, tendo sempre em foco a satisfação do cliente, os parâmetros legais e os interesses da sociedade.
Ao longo dos 20 anos de sua existência, a Fundação Muraki realizou a gestão administrativa e financeira de mais de 500 projetos, nas áreas de: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica; Educação e Capacitação Técnica; Promoção à Saúde; Preservação do Meio Ambiente e de apoio à Comunidade Indígena.
Seu compromisso, enquanto coordenadora do PPRH, é contribuir com a formação de recursos humanos que se apresentem ao mercado de trabalho de forma altamente qualificada, além de viabilizar às indústrias do PIM uma alternativa segura para osnvestimentos em P&D, beneficiando, também, aquelas que trabalham com PPB.