Manaus 30º • Nublado
Segunda, 24 Janeiro 2022

Brasil x Bolívia: saiba o que foi o Tratado de Petrópolis

Nesta quarta-feira (17), o Acre comemora 118 anos da assinatura do Tratado de Petrópolis, documento de intenção que oficializou a permuta e finalizou uma disputa entre o Brasil e a Bolívia em 17 de novembro de 1903 pelas terras onde hoje se localiza o estado do Acre.

O documento foi assinado como forma de encerrar os conflitos da Revolução Acreana, que ocorriam na região.


Apesar de pertencer à Bolívia, a então região do Acre era ocupada por seringueiros brasileiros em plena época da extração da borracha. A situação gerou conflitos com os bolivianos, donos legais da terra, e deu origem à Revolução Acreana, que só terminou em 1903, após a disputa de forças armadas comandadas por Plácido de Castro.

O Tratado de Petrópolis, negociado pelo Barão do Rio Branco, encerrou a tensão na região e formalizou a incorporação do Acre Brasil.

Com esse acordo, o Brasil pagou à Bolívia a quantia de 2 milhões de libras esterlinas e indenizou o Bolivian Syndicate em 110 mil libras esterlinas pela rescisão do contrato de arrendamento, firmado em 1901 com o governo boliviano.

Em contrapartida, o governo boliviano cedia algumas terras no Amazonas e comprometia-se a construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para escoar a produção boliviana pelo Rio Amazonas. 

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 24 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/