Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

ATTO: com 325 metros, torre de observação na Amazônia ultrapassa a Torre Eiffel

O ser humano sempre sonhou alto. Afinal, quem não gostaria de observar o mundo acima das copas das árvores? Essa é uma realidade para um grupo de pesquisadores na Amazônia. Dentro da floresta amazônica, a cerca de 150 quilômetros de Manaus, está localizado o Amazon Tall Tower Observatory ou Observatório de Torre Alta (ATTO), que conta com um conjunto de torres usadas para estudos e uma delas equivale a um prédio de 80 andares.

A estrutura é tão alta que ultrapassa a Torre Eiffel, pois possui 325 metros.

No meio da floresta, a torre mostra toda sua imponência. Foto: Reprodução/Acervo INPA

Além da torre principal, o ATTO também inclui duas outras torres de 80 metros de altura, além de diversos laboratórios em containers e um acampamento para acomodar os cientistas e técnicos que lá trabalham. Campos e parcelas permanentes próximas completam a composição do local.

O projeto germano-brasileiro foi criado em 2009. Com o ATTO, uma equipe de especialistas consegue compreender mais as nuances da floresta amazônica e suas interações com o solo abaixo e a atmosfera acima. Outra utilidade da estrutura é compreender mais os ciclos bioquímicos (como o ciclo do carbono), o ciclo da água e os fluxos de energia na região.

É possível visitar?

O ATTO é um observatório ativo de pesquisa e o acesso ao local e à torre é limitado a cientistas e técnicos envolvidos no projeto. Em algumas situações, o local é aberto para recepcionar jornalistas e equipes de filmagem e, infelizmente, não podem ser abertas para turistas.

Porém, devido à pandemia de Covid-19 em andamento, todas as viagens jornalísticas e relacionadas à mídia ao ATTO estão suspensas até novo aviso.

A ATTO fica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã. Foto: Reprodução/Google Maps

Mais alta que... 

Você achou a torre alta? O Portal Amazônia preparou um gráfico que mostra a principal torre do ATTO em comparação à icônicas estruturas do mundo. Ela é mais alta que:

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/