ATTO: com 325 metros, torre de observação na Amazônia ultrapassa a Torre Eiffel

O ATTO é um observatório ativo de pesquisa e o acesso ao local e à torre é limitado a cientistas e técnicos envolvidos no projeto.

O ser humano sempre sonhou alto. Afinal, quem não gostaria de observar o mundo acima das copas das árvores? Essa é uma realidade para um grupo de pesquisadores na Amazônia. Dentro da floresta amazônica, a cerca de 150 quilômetros de Manaus, está localizado o Amazon Tall Tower Observatory ou Observatório de Torre Alta (ATTO), que conta com um conjunto de torres usadas para estudos e uma delas equivale a um prédio de 80 andares.

A estrutura é tão alta que ultrapassa a Torre Eiffel, pois possui 325 metros.

No meio da floresta, a torre mostra toda sua
imponência. Foto: Reprodução/Acervo INPA

Além da torre principal, o ATTO também inclui duas outras torres de 80 metros de altura, além de diversos laboratórios em containers e um acampamento para acomodar os cientistas e técnicos que lá trabalham. Campos e parcelas permanentes próximas completam a composição do local.

O projeto germano-brasileiro foi criado em 2009. Com o ATTO, uma equipe de especialistas consegue compreender mais as nuances da floresta amazônica e suas interações com o solo abaixo e a atmosfera acima. Outra utilidade da estrutura é compreender mais os ciclos bioquímicos (como o ciclo do carbono), o ciclo da água e os fluxos de energia na região.

É possível visitar?

O ATTO é um observatório ativo de pesquisa e o acesso ao local e à torre é limitado a cientistas e técnicos envolvidos no projeto. Em algumas situações, o local é aberto para recepcionar jornalistas e equipes de filmagem e, infelizmente, não podem ser abertas para turistas.

Porém, devido à pandemia de Covid-19 em andamento, todas as viagens jornalísticas e relacionadas à mídia ao ATTO estão suspensas até novo aviso.

A ATTO fica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã. Foto: Reprodução/Google Maps

Mais alta que… 

Você achou a torre alta? O Portal Amazônia preparou um gráfico que mostra a principal torre do ATTO em comparação à icônicas estruturas do mundo. Ela é mais alta que:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade