Amazônia perdeu área para o desmatamento equivalente a 5 vezes o tamanho de Belo Horizonte

Em agosto de 2021, foram detectados 1.606 km² de desmatamento na Amazônia Legal

Os índices de desmatamento continuam quebrando recordes de perdas de áreas. De acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), detectou 1.606 km² de floresta destruída no mês de agosto de 2021. A maioria (62%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas. O restante do desmatamento foi registrado em Assentamentos (26%), Unidades de Conservação (9%) e Terras Indígenas (3%).

Em 2020, no mesmo período analisado, somaram 1.499 km² de áreas degradadas, em comparativo a esse ano, houve um aumento de 7% em relação ao mês de agosto. O desmatamento detectado em 2021 ocorreu no Pará (40%), Amazonas (26%), Acre (15%), Rondônia (10%) e Mato Grosso (9%).

Foto: Reprodução / G1 Amazonas

 Entre os municípios em estado crítico, Lábrea (AM), Boca do Acre (AM) e Porto Velho (RO) lideram o ranking da tabela de áreas atingidas. Já entre as Unidades de Conservação, a Área de preservação ambiental Triunfo do Xingu (PA), Flona do Jamanxim (PA) e a Área de preservação ambiental do Tapajós (PA) são as mais afetadas entre as analisadas.

Desde maio, o Pará segue consecutivamente no topo do ranking dos estados que mais desmataram na Amazônia, e teve 638 km² destruídos apenas em agosto. Essa área representa 40% de toda a devastação na Amazônia Legal e é maior do que São Luís.

Foto: Reprodução / G1 Amazonas

De acordo com o Imazon, a área desmatada é o maior índice para o mês em 10 anos. Com isso, o acumulado desde janeiro de 2021 também ficou como o pior da década. Agosto foi o quinto mês deste ano em que o desmatamento atingiu o pior cenário desde 2012.

Em nota, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) afirmou que tem atuado de forma integrada com o Ministério da Justiça e Segurança Publica, Ministério da Defesa e demais órgãos do governo federal para realizar operações de combate ao crime organizado e ambiental. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade