Amazônia Legal corresponde a 58,93% do território brasileiro, informa IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou uma série de atualizações dos recortes territoriais legais do Pís. Entre os produtos com revisão de 2021 está a publicação ‘Limite da Amazônia Legal’.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em 14 de julho uma série de atualizações dos recortes territoriais legais do país. Entre os produtos com revisão de 2021 está a publicação ‘Limite da Amazônia Legal‘, que atualiza a área de 5.015.067,86 km², correspondente a cerca de 58,93% do território brasileiro (8.510.345,540 km²). 

De acordo com a atualização, a Amazônia Legal é formada por nove Estados e 772 municípios.

Mapa da Amazônia Legal foi atualizado pelo IBGE. Foto: Reprodução/IBGE

Os Estados são: Acre (22 municípios), Amapá (16), Amazonas (62), Mato Grosso (141), Pará (144), Rondônia (52), Roraima (15), Tocantins (139) e parte do Maranhão (181, dos quais 21 foram parcialmente integrados).

O Maranhão, apesar de ser o Estado com o maior número de municípios, apenas as áreas dos municípios situados a oeste do Meridiano 44º fazem parte da Amazônia Legal.

“Esses recortes configuram áreas administrativas definidas por legislação ou atos normativos de outras instituições públicas. E o IBGE está comprometido a atualizá-los e disponibilizar estatísticas para eles devido à sua relevância para políticas públicas”, explica o gerente de Geografia do Instituto, Cayo Franco.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade