Manaus 30º • Nublado
Domingo, 27 Novembro 2022

'Em qual região do Brasil o Amapá está inserido?': questionamento gera polêmica entre candidatos de concurso público

Uma pergunta causou polêmica durante o concurso público do Hospital Universitário de Macapá realizado no último domingo (3). A questão foi considerada 'óbvia' e tratada como uma 'pegadinha'.

Foto: Reprodução/Twitter

Em "História e Geografia" constava uma pergunta que pedia que o candidato identificasse em qual das 5 grandes regiões do Brasil o Amapá estava inserido: Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste ou Sudeste.

Na internet, vários usuários reclamaram do enunciado e outras levantaram a importância dos conhecimentos geográficos, já que as regiões Norte e Nordeste costumam ser muito confundidas em outras partes do país.

"De fato é uma questão, que para ser cobrada em uma prova de nível superior, é muito simples. Ela é válida para o ensino fundamental, então a crítica é a simplicidade [...]. É uma questão de nível muito fácil, sem exigir o que se deveria de um funcionário público, por ser considerado o óbvio", explicou Marcelus Buraslan, mestre em história e responsável por um curso preparatório em Macapá.

O certame é organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e as provas foram aplicadas pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). 

Sobre o concurso 

O concurso público do HU oferta 701 vagas diretas e outras de cadastro reserva em três áreas: médica, assistencial e administrativa. As remunerações variam de R$ 2.170,22 a R$ 10.350,46 dependendo do cargo.

Ao todo, foram 35.989 candidatos homologados para o concurso que teve provas em Macapá (AP), Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Luís (MA). Cerca de 60% dos inscritos são do Amapá.

O HU de Macapá vai funcionar na formação de alunos dos cursos de saúde da Unifap, assim como no atendimento de média e alta complexidade para população.

Confira a repercussão nas redes sociais:

Veja mais notícias sobre Amapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 27 Novembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/