Açaí é o principal produto agrícola da Região Norte, segundo IBGE

O consumo do açaí se espalhou, nos últimos anos, para todo o Brasil. Isso resultou na expansão e consolidação da produção da fruta na região Norte, principalmente no estado do Pará.

Segundo a Pesquisa Agrícola Municipal de 2017, divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de açaí cresceu 32% se comparada a 2015, primeiro ano que o açaí foi incluído no levantamento.

Foto: Divulgação/Agência Pará

95% da produção do açaí se concentra no estado do Pará. Em seguida, aparecem os estados do Amazonas e Roraima. O gerente de Agricultura do IBGE, Carlos Alfredo, associa a consolidação do açaí à expansão do consumo da fruta no país.

Contudo, o especialista do IBGE observa que o plantio da soja tem crescido na região Norte, em especial no Tocantins e no sul do Pará. Ele acredita que a soja pode ultrapassar o açaí e tornar-se o principal produto também da região Norte.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Atração para corajosos: conheça dois serpentários localizados na Amazônia

Entre os locais criados para aproximar o público dessa biodiversidade única, os serpentários têm se destacado como centros de pesquisa, educação ambiental e turismo ecológico.

Leia também

Publicidade