Manaus terá gratuidade no transporte público no 1º turno das eleições, no domingo

Na capital mais de 1,3 milhão de eleitores estão aptos a votar. O maior colégio eleitoral da cidade é Centro Universitário Nilton Lins, na Zona Centro-Sul, com mais de 10 mil eleitores.

Manaus terá gratuidade no transporte público durante o 1º turno das eleições municipais, que ocorre no domingo (15). O serviço será ofertado à população de 4h às 20h. A medida está prevista pela Lei nº 2.703, regulamentada pelo Decreto nº 4.940, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), nº 4.965A iniciativa visa facilitar o deslocamento dos eleitores até os mais de 460 locais de votação em toda a cidade.  As viagens com gratuidade de passagens estão previstas das 4h às 20h.

Como medida de prevenção ao combate do novo coronavírus, o prefeito ressaltou que vai haver uma maior vigilância para evitar aglomerações nos veículos do transporte coletivo. “As empresas já estão orientadas sobre suas responsabilidades, assim como o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, IMMU, para que seja feita uma forte vigilância para evitarmos aglomeração que possa pôr em risco a saúde dos passageiros”, destacou Arthur. Segundo o IMMU, 973 ônibus deverão circular por Manaus neste domingo de primeiro turno das eleições municipais.

Foto: Leandro Tapajós/Rede Amazônica

Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, que somente no Amazonas já infectou mais de 166 mil pessoas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estendeu o horário de votação em todo o país, que será de 7h às 17h.

Na capital mais de 1,3 milhão de eleitores estão aptos a votar. O maior colégio eleitoral da cidade é Centro Universitário Nilton Lins, na Zona Centro-Sul, com mais de 10 mil eleitores.

No pleito, os eleitores vão escolher os novos prefeito e vice-prefeito da capital e mais 41 vereadores, que começarão os mandados a partir de 2021.

Trânsito

Além da garantia da gratuidade do transporte coletivo, a prefeitura assegura a operação especial de trânsito para a fluidez do tráfego e o acesso de eleitores aos locais de votação no próximo domingo, 15/11, primeiro turno das eleições municipais. Aproximadamente 340 agentes do IMMU estarão nas ruas a partir das 5h, para monitorar a circulação de veículos e pedestres.

Segundo o IMMU, não haverá interdição de ruas ou avenidas situadas nas zonas eleitorais, nem alteração nas áreas de circulação de veículos. No entanto, as áreas próximas aos locais de votação serão preservadas para priorizar o embarque e desembarque dos eleitores.

“Estaremos prontos para atuar nas ruas e promover o ordenamento do trânsito e garantir o acesso seguro dos pedestres às zonas eleitorais, seguindo as orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto”, antecipou o diretor-presidente do IMMU, Francisco Bezerra.

Em caso de obstrução de vias, os agentes de trânsito podem ser solicitados pelo telefone 0800-092-1188 – Plantão do IMMU Trânsito – que funciona 24 horas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.

Leia também

Publicidade