Foto: Reprodução/Serfor Peru
O governo do Peru aprovou a criação da Área de Conservação Regional (ACR) Velo de la Novia (Véu da Noiva), localizada em Padre Abad e Boquerón, na província de Padre Abad, no departamento de Ucayali. Essa área recebeu apoio do Serviço Nacional de Florestas e Vida Silvestre (Serfor) por estar localizada em um ecossistema frágil.
Nos últimos meses, a Serfor coordenou esforços para atender às solicitações de governos regionais para declarar Áreas de Conservação Agrícolas (ACRs) em ecossistemas frágeis.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Esse procedimento não estava incluído no protocolo de ação multissetorial assinado por cinco ministérios, que estabelece a estrutura de gestão para esses ecossistemas. Por isso, o Serfor coordena os mecanismos administrativos e regulatórios necessários como parte de um processo de desenvolvimento conjunto com o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Sernanp), o Ministério do Meio Ambiente (Minam) e outras instituições peruanas.
O ACR e o frágil ecossistema são categorizados como zona de proteção e conservação ecológica de acordo com o zoneamento florestal do departamento de Ucayali e constituem áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade.
Leia também: Ucayali é destaque no combate à extração ilegal de madeira no Peru
Modelo de gestão abrangente
O modelo de gestão abrangente para ecossistemas frágeis promovido pela Serfor busca a coordenação com as partes interessadas locais que detêm concessões de conservação, concessões de ecoturismo, concessões de exploração de recursos não madeireiros e agora também com as ACRs.
Esta é a segunda ACR (Área de Conservação Regional) declarada em menos de um mês, com o apoio do Serfor, em ecossistemas frágeis. Em 6 de junho, por meio do Decreto Supremo 010-2025-MINAM, o Poder Executivo também aprovou a criação da Área de Conservação Regional Medio Putumayo Algodón, no departamento de Loreto.
Região de importância ambiental
O ecossistema da área do Véu da Noiva é composto por florestas de baixa montanha, florestas de terraços altos e florestas de montanha, e abriga uma riqueza de flora e fauna nativas, bem como espécies ameaçadas de extinção e endêmicas.

A Cachoeira Véu da Noiva é uma das principais atrações turísticas desta parte do país, e seus arredores são compostos por florestas úmidas e flora e fauna abundantes. Esta área abrange 14.399,75 hectares. Sua criação foi formalizada por meio do Decreto Supremo 011-2025-MINAM , publicado na seção de normas legais do Diário Oficial El Peruano.
*Com informações da Agência Andina