Foto: Divulgação/Andina
Ucayali, no Peru, posiciona-se como a região com melhores resultados no combate à extração ilegal de madeira ao registrar o menor índice de Extração Não Autorizada de Madeira (ENA) nos títulos de licenciamento, chegando a apenas 2% em escala nacional. Dado foi destacado na reunião de representantes do Organismo de Supervisión de los Recursos Forestales y de Fauna Silvestre (Osinfor) e do Governo Regional de Ucayali, no início de dezembro.
![](https://portalamazonia.com/wp-content/uploads/2024/12/image-2-6.jpg)
O desempenho da região de Ucayali no manejo florestal sustentável e no cumprimento das regulamentações florestais também foi destacado no evento.
O percentual equivale a 1.347 metros cúbicos de madeira, segundo fiscalização realizada pela Osinfor em 2024. O resultado foi descrito pelo chefe da organização, Williams Arellano, como um marco que posiciona Ucayali como exemplo para as demais regiões amazônicas na gestão responsável para as florestas.
“Esta conquista reflete um compromisso conjunto entre as autoridades e os donos de títulos de habilitação, e demonstra que, com planejamento, supervisão estratégica e trabalho articulado, a legalidade e a sustentabilidade do setor florestal podem ser reforçadas”, afirmou Arellano.
O governador regional, Manuel Gambini Rupay, comemorou os avanços, destacando que representam “boas notícias” para a região no combate à ilegalidade, especialmente em um setor que é crucial para a economia regional e também nacional. Por isso, comprometeu-se a acompanhar as ações realizadas com a Osinfor e outros atores do setor.
Compromissos com a sustentabilidade
Outro ponto relevante foi o aumento da emissão de Certificados de Cumprimento de Obrigações pela Osinfor. Desde 2021, foram concedidos 64 certificados em Ucayali, comprovando o cumprimento dos compromissos adquiridos pelos donos de títulos qualificativos. Estes certificados, que são documentos legais, proporcionam segurança jurídica aos proprietários e reforçam a competitividade dos produtos florestais nos mercados nacionais e internacionais.
![](https://portalamazonia.com/wp-content/uploads/2024/12/image-2-7.jpg)
Também foi destacado que, pelo terceiro ano consecutivo, não foram detectados planos de manejo com inexistência de árvores em Ucayali, um indicador da melhoria na qualidade dos planos e do comprometimento dos atores florestais da região.
Também foi ratificada a disposição de trabalhar em conjunto no âmbito do Acordo pelas Florestas, assinado entre a Comunidade Regional Amazônica e a Comissão Multissetorial Permanente de Combate à Extração Ilegal de Madeira (CMPLTI), da qual a Osinfor conta com a Secretaria Técnica.
Este compromisso inclui o desenvolvimento de um plano de trabalho para 2025, com ações concretas que fortaleçam a governança florestal e a implementação de ferramentas pelos governos regionais que compõem a Commonwealth, com o apoio dos membros do CMPLTI.
*Com informações da Agência Andina