Santuário natural na Bolívia: conheça o Parque Nacional Noel Kempff Mercado

O local possui uma história evolutiva que remonta mais de um bilhão de anos para o período Pré-Cambriano. Já a área do parque se estende por cerca de 15.234 km².

O Parque Nacional Noel Kempff Mercado é um dos maiores e mais intactos parques na bacia amazônica. Com um intervalo de altitude de 200 m para cerca de 1.000 m, é o local de um rico mosaico de tipos de habitat do Cerrado e floresta amazônica na Bolívia.

Foto: Reprodução/UNESCO/Pattrön

O local possui uma história evolutiva que remonta mais de um bilhão de anos para o período Pré-Cambriano. Já a área do parque se estende por cerca de 15.234 km², sendo um dos territórios reconhecidos por sua grande biodiversidade. Está situado entre 100 e 750 metros acima do nível do mar.

Originalmente chamado de Parque Nacional Huanchaca, foi renomeado em 1988 em homenagem ao biólogo conservacionista que reconheceu a importância global da área e fez campanha incansável para protegê-la: Dr. Noel Kempff Mercado.

A estimativa é que 4.000 espécies de flora, bem como mais de 600 espécies de aves e de espécies de vertebrados em perigo de extinção ou ameaçadas vivem no parque.

Espécies 

Cerca de 100 das quase 1.000 lontras gigantes do mundo vivem ao longo dos cursos de água de Noel Kempff. Outros habitantes incluem capivaras, botos cor-de-rosa e jacarés.

As espécies registradas incluem 139 mamíferos, 74 répteis, 62 anfíbios e 254 peixes. Antas, veados-catingueiros-cinzentos e vermelhos, saguis-prateados, pumas, onças-pintadas, lobos-guará, tamanduás-bandeira, macacos-aranha e bugios-pretos são alguns dos animais encontrados no parque nacional boliviano. Harpias, cegonhas, ciganas e mais de 20 tipos de papagaios estão entre as espécies de aves do parque.

O Parque Nacional foi designado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2000 devido à sua variedade de tipos de habitat que sustentam uma alta biodiversidade vegetal e animal. 

Melhor época 

O Parque Nacional de Noel Kempff Mercado está localizado no departamento de Santa Cruz, na Bolívia, na fronteira com o Brasil, e a melhor época para visitar é durante a estação seca, que vai de junho a setembro. 

Nesse período, as chuvas são mínimas, facilitando a exploração das trilhas e cachoeiras do parque. A temperatura média oscila em torno de 25-26 °C (77-79 °F).

Os visitantes podem acessar o Parque Nacional Noel Kempff por via terrestre ou aérea:

Via Aérea

Muitas das comunidades localizadas nas proximidades do parque, como Florida, Porvenir, Piso Firme e Remanso possuem pistas de pouso. O parque também possui pistas de pouso na região de Los Fierros, Flor de Oro, Mangabalito, Las Gamas e Huanchaca. A maioria das pessoas opta por voar em um pequeno avião até o parque para observar a selva verde e as cachoeiras. O tempo médio de viagem de Santa Cruz é de cerca de duas horas e meia.

Por terra

As estradas só são acessíveis durante a estação seca. É necessário um carro tipo 4×4, cujo custo de aluguel pode chegar até US$ 100 por dia. Empresas de turismo locais auxiliam nas visitas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

O futuro incerto dos botos da Amazônia no meio de uma seca histórica

Este ano, a seca dos rios amazônicos já é pior que a de 2023, quando 209 botos-cor-de-rosa e tucuxis foram encontrados mortos no Lago Tefé, no Amazonas, em grande parte devido ao superaquecimento das águas.

Leia também

Publicidade