Saiba quantos Amazonas existem na Amazônia Internacional

Um é o maior Estado brasileiro, mas outros países também possuem um Amazonas para chamar de seu.

A Amazônia está presente no território de nove países na América do Sul e muitos termos e nomes acabam sendo parecidos. No Brasil, sabe-se que o maior Estado em extensão territorial é o Amazonas, na Região Norte, e que abriga boa parte da floresta tropical.

Mas você sabia que existem outros Amazonas na Amazônia Internacional? O Portal Amazônia reúne algumas informações sobre eles. Confira:

Brasil

Maior Estado brasileiro, possui 1.559.167,878 km² e uma população estimada de 4.269.995 habitantes em 2021 de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Possui 62 municípios e a capital é Manaus.

O Amazonas brasileiro é conhecido pelas vastas fauna e flora e também pelo turismo em regiões de cachoeiras como o município de Presidente Figueiredo ou hotéis de selva em locais como o arquipélago de Anavilhanas.

A fronteira nacional é com Roraima, Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Já internacionalmente é com a Venezuela, a Colômbia e o Peru, onde existe o outro Amazonas.

Área com destaque em vermelho representa o Amazonas brasileiro. Foto: Reprodução/Google Maps

Peru

É uma das 25 regiões do Peru e possui 39.249,13 km². A população é de aproximadamente 390 mil habitantes, de acordo com dados governamentais. Sua capital se chama Chachapoyas.

Assim como no Amazonas brasileiro, a região é famosa por cachoeiras e pela natureza ser um atrativo turístico. Entre os atrativos estão os bosques nublados, a Fortaleza de Kuélap e a Catarata de Gocta.

A fronteira nacional é com Loreto, San Martín, La Libertad e Cajamarca. Já internacionalmente é com o Brasil, a Colômbia, o Equador, a Bolívia e o Chile.

Área com destaque em vermelho representa o Amazonas peruano. Foto: Reprodução/Google Maps

Colômbia

O terceiro Amazonas é um dos 32 departamentos da Colômbia e o maior em termos de área territorial, com 109.665 km². A população é de cerca de 80 mil habitantes e a capital é Leticia.

É um importante centro eco turístico, com destaque para os lagos Tarapoto e Canyon; as comunidades indígenas, como a Hitoma; e ainda as reservas e parques naturais.

Faz fronteira nacional com os departamentos de Caquetá, Vaupés e Putumayo, e ainda faz parte da tríplice fronteira internacional com o Peru e o Brasil, com o nosso Amazonas.

Área com destaque em vermelho representa o Amazonas colombiano. Foto: Reprodução/Google Maps

Venezuela

Outro Amazonas está localizado na Venezuela, no Sul do país, e ocupa uma área de 184.250 km2. De acordo com dados de 2010 do governo venezuelano, possuía 142.220 habitantes naquele ano.

Faz fronteira internacional com o Brasil e com a Colombia. A capital é Puerto Ayacucho.

Área com destaque em vermelho representa o Amazonas venezuelano. Foto: Reprodução/Google Maps

E aí? Conhece mais algum Amazonas? 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

A realidade da Reserva Legal na Amazônia e o Projeto de Lei 3334/2023

As Reservas Legais, juntamente com as APPs, desempenham um papel essencial nesse contexto, protegendo a vegetação nativa e garantindo acesso aos benefícios proporcionados pelos ecossistemas.

Leia também

Publicidade