Programa internacional busca proteção do corredor ecológico Manu-Purús, no Peru

O Sernanp destacou que a inclusão da paisagem Manu-Purús no programa LLF é um reconhecimento internacional de sua importância ecológica e cultural. 

A biodiversidade amazônica que abriga os parques nacionais Manu e Alto Purús, localizados nas regiões Madre de Dios e Ucayali, no Peru, receberá uma contribuição internacional para preservar seu ecossistema e paisagens únicas, segundo o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp).

O Sernanp especificou que o Programa Legacy Landscapes Fund (LLF) chega ao Peru em um esforço conjunto para preservar a riqueza natural e cultural dos parques nacionais Manu e Alto Purús. 

“A LLF representa um compromisso global para proteger esta grande paisagem, destacando-se como um símbolo de esperança e ação nacional conjunta, em meio aos complexos problemas que a Amazônia enfrenta”, frisou.

Segundo o órgão, a preocupação e o apoio internacional refletem a importância da conservação do Manu-Purús, passando uma mensagem clara: o mundo está atento e disposto a agir.

Foto: Divulgação/Agência Peruana de Notícias

O principal objetivo do programa LLF é preencher lacunas na gestão deste grande corredor natural. Ao garantir a sustentabilidade financeira, será possível proteger a biodiversidade excepcional e garantir o bem-estar a longo prazo das populações na região.

Este fundo combina recursos públicos e privados, com contribuições significativas de países como Alemanha, Noruega e França através das suas agências de desenvolvimento. O LLF garante um fundo de 30 anos que permitirá a continuidade das iniciativas de conservação e desenvolvimento sustentável na região, garantindo ainda um legado duradouro para as gerações futuras.

O Sernanp destacou que a inclusão da paisagem Manu-Purús no programa LLF é um reconhecimento internacional de sua importância ecológica e cultural. 

“Este fundo reforça o compromisso global com a conservação das áreas protegidas e os direitos das comunidades indígenas”, divulgou.

Indicou também que os seus objetivos incluem a gestão sustentável, a mitigação das alterações climáticas e o empoderamento das comunidades locais. Manu-Purús abriga uma biodiversidade única e sua inclusão fortalece sua proteção e a de seus habitantes indígenas.

O programa também se destaca pela estrutura de gestão colaborativa. A FZS Peru canalizará estrategicamente os fundos, trabalhando em estreita colaboração com o Sernanp e parceiros a nível local e regional. 

O Sernanp, como principal beneficiário dos recursos, tem um papel crucial na gestão e execução de projetos de conservação e desenvolvimento sustentável na paisagem Manu-Purús, consolidando a credibilidade e o impacto do programa.

A situação atual realça a importância deste fundo, o programa não só representa um desafio para a integração de duas áreas protegidas numa gestão unificada, mas também uma oportunidade crucial para reforçar a vigilância, o controle e a colaboração entre Sernanp e as comunidades locais.

*Com informações da Agência Andina

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade