Foto: Reprodução/Agência Andina
Utilizando armadilhas fotográficas, instaladas em conjunto com os moradores da comunidade nativa de Kusumtak, na região amazônica do Amazonas, no Peru, foi feito o primeiro registro em imagens do urso de óculos na Reserva Comunal Tuntanain, destacando o grande valor das áreas naturais protegidas para a conservação da biodiversidade no país.
Leia também: Saiba quantos Amazonas existem na Amazônia Internacional
De acordo com o Serviço Nacional de Áreas Naturais do Estado (Sernanp), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, esse cadastro complementa as informações coletadas durante as patrulhas realizadas pelos guardas florestais dessa área protegida e entrevistas com moradores locais nas quais foram obtidas evidências indiretas sobre a presença desta espécie em diferentes setores desta reserva.
As imagens captadas mostram um urso adulto na bacia alta do rio Domingusa, na província de Condorcanqui, a uma altitude de aproximadamente 900 metros. Com este registro, são fornecidas informações fundamentais para melhor compreender a distribuição atual do urso de óculos no Peru e fortalecer as estratégias de conservação da espécie.
Através destas imagens, corrobora-se a presença do urso de óculos na Reserva Comunal de Tuntanain, área que, segundo o mapa de distribuição elaborado por especialistas, anteriormente não era considerada parte do seu habitat conhecido, embora os residentes locais de Awajún tenham relatado avistamentos desta espécie em reuniões e workshops desde a criação da área protegida em 2007.
Este importante registo foi realizado graças à instalação de 14 armadilhas fotográficas, com o objetivo de documentar a diversidade de espécies terrestres de médio e grande porte, bem como determinar a sua distribuição e estado populacional na Reserva Comunal de Tuntanain.
O urso de óculos, também conhecido como urso andino, é a única espécie de urso que vive no sul do continente americano e está listado como Vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
*Com informações da Agência Andina