Saiba quais são os pontos mais altos dos países da Amazônia Internacional

Cada um desses países guarda montanhas e picos que alcançam alturas impressionantes, alguns figurando entre os mais altos do continente.

Um dos pontos mais altos conhecidos no Brasil é o Monte Roraima, mas ele não é o maior. Foto: Gildo Júnior/Bora de Trip

A Amazônia Internacional é a maior floresta tropical do mundo, se estendendo por nove países da América do Sul: Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Embora a região seja conhecida principalmente pela vastidão de seus rios e pela biodiversidade, cada um desses países guarda montanhas e picos que alcançam altitudes impressionantes, alguns figurando entre os mais altos do continente.

Confira os pontos mais altos de cada país amazônico:

Peru: Huascarán (6.768 m)

O Nevado Huascarán, na Cordilheira Branca, é o gigante do Peru e o sexto mais alto da América do Sul. Com 6.768 metros, o Huascarán Sur não é apenas símbolo natural, mas também patrimônio cultural e turístico, atraindo alpinistas de todo o mundo.

Nevado Huascarán. Foto: Reprodução/Unesco

Bolívia: Nevado Sajama (6.550 m)

O Sajama é um estratovulcão extinto e o pico mais elevado da Bolívia. Medindo 6.550 metros, ergue-se de forma isolada na Cordilheira dos Andes, formando um cone imponente que domina a paisagem do altiplano.

Foto: Reprodução/Alan Picu

Equador: Vulcão Chimborazo (6.263 m)

Mais do que o ponto mais alto do Equador, o Chimborazo é famoso por ser o lugar mais distante do centro da Terra, graças ao formato “achatado” do planeta. Com 6.263 metros de altitude, seu cume nevado é um marco geográfico e turístico.

Foto: Reproduçãop/Civitatis

Colômbia: Pico Cristóbal Colón (5.508 m)

Localizado em Magdalena, o Pico Cristóbal Colón é o ponto culminante da Colômbia. Com mais de 5,5 mil metros, é considerado sagrado pela cultura ancestral Tayrona. Seus descendentes, os povos indígenas da região, são os guardiões da montanha e de seu equilíbrio ambiental.

Foto: Reprodução/Facebook-A si és Colômbia

Venezuela: Pico Bolívar (4.981 m)

Na Cordilheira de Mérida, o Pico Bolívar ergue-se a 4.981 metros de altitude. Nomeado em homenagem ao libertador Simón Bolívar, é a montanha mais alta da Venezuela e símbolo nacional de imponência e identidade.

Brasil: Pico da Neblina (2.995 m)

Situado no norte do Amazonas, na Serra do Imeri, o Pico da Neblina é o ponto mais alto do Brasil. Com quase 3 mil metros de altitude, foi medido oficialmente pelo IBGE em 2015. Além da imponência natural, está inserido em área indígena Yanomami, o que reforça seu valor ambiental e cultural.

Pico da Neblina. Foto: Marcos Amend/ICMBio

Suriname: Julianatop (1.286 m)

No sul do país, em meio às florestas do distrito de Sipaliwini, se ergue- o Julianatop. Com 1.286 metros de altitude, é o ponto culminante do Suriname, em uma região de transição entre floresta e savana, próxima à fronteira com o Brasil.

Foto: Reprodução/All Suriname Tours

Guiana: Monte Roraima (1.200 m)

O Monte Roraima é uma montanha de topo plano, típica do Escudo das Guianas. Apesar da altitude relativamente modesta de cerca de 1.200 metros, sua geologia única e os paredões verticais tornam-no um dos destinos mais emblemáticos da região amazônica.

Foto: Reprodução/Bora de Trip

Guiana Francesa: Bellevue de l’Inini (851 m)

Localizado na comuna de Maripasoula, o Bellevue de l’Inini é o ponto mais alto da Guiana Francesa, com 851 metros. Embora não seja uma montanha elevada em comparação com os demais países, é símbolo natural da região.

Foto: Reprodução/Mountain Forecast
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade