Pico da Neblina

 Com 2,9 mil metros de altura, o Pico da Neblina é considerado o ponto mais alto do Brasil

Foto: Marcos Amend/ICMBio

O Pico da Neblina está situado na Serra do Imeri, no noroeste do município de Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas, na fronteira entre o Brasil e Venezuela, com 2.995 metros de altitude, sendo considerado o ponto mais alto do Brasil.

Em virtude da elevada biodiversidade e riqueza do ecossistema da região onde o pico se encontra, houve uma proposta para que a área se transformasse em reserva natural, destinada a estudos científicos e à manutenção de sua paisagem original.

O parque tem aproximadamente 2,2 mihões de hectares e abriga os dois maiores picos do país – o da Neblina e o 31 de março, com 2.992 m -, mas encontra-se fechado para visitação e uso público por recomendação do Ministério Público Federal desde 2003. O que motivou a recomendação de fechar o Parque foi a prática do turismo desordenado, que causou impactos socioambientais relevantes para a população residente e ao meio ambiente.

Extremamente valioso em sua flora, foi considerado pelos primeiros botanistas um dos lugares de maior biodiversidade e endemismo do planeta, embora faltem estudos que o comprovem. A cobertura vegetal da área compreende matas de terra firme, igapós, e pequenas áreas de campinarana, conhecidas como caatinga do Rio Negro.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Entenda qual a função de um consulado e quais estão presentes nas capitais da Região Norte  

Os serviços prestados por um consulado são essenciais na diplomacia internacional, pois fornecem assistência e proteção aos cidadãos de um país em território estrangeiro.
Publicidade

Leia também

Publicidade