Países Membros da OTCA instalam Rede Amazônica de Autoridades de Água

Além das autoridades hídricas dos oito países membros da OTCA, essa primeira composição inclui um comitê técnico de oito especialistas em recursos hídricos.

Criada em 2023 pelos presidentes dos oito países amazônicos durante a Cúpula da Amazônia, a Rede Amazônica de Autoridades de Águas (RADA) foi oficialmente instalada este mês com o compromisso de avançar na gestão compartilhada dos recursos hídricos, garantindo o direito humano à água e a revitalização, conservação e proteção dos mananciais.
Foto: Divulgação

Na cerimônia realizada na sede da OTCA em Brasília, a diretora administrativa da organização, Edith Paredes, empossou a primeira presidente da RADA, Marissa Castro, Diretora Geral de Limites e Águas Internacionais do Ministério das Relações Exteriores da Bolívia.

“Em consonância com o que foi acordado por nossos presidentes na Cúpula da Amazônia, a RADA representa mais um passo na consolidação e ratificação do espírito de cooperação que formamos em 1978 com o Tratado de Cooperação Amazônica. É também um passo para fortalecer a gestão integrada, sustentável e harmoniosa da Bacia Amazônica”,

disse Marissa Castro em seu discurso de posse.

Foto: Divulgação

De acordo com seu regulamento, entre os objetivos da RADA está a promoção da cooperação regional para a Gestão Integrada de Recursos Hídricos – GIRH nos países da região, incluindo a cooperação Sul-Sul, para o desenvolvimento de capacidades, a transferência de tecnologia, o treinamento vocacional e a formação profissional e a troca de experiências, inclusive em nível comunitário e no campo científico, respeitando as legislações nacionais dos Países Membros.

Além das autoridades hídricas dos oito países membros da OTCA, essa primeira composição da RADA inclui um comitê técnico de oito especialistas em recursos hídricos. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: qual a função de uma ‘área de preservação permanente’?

As APP são consideradas um instrumento essencial à política de preservação ambiental.

Leia também

Publicidade