Orquídeas surpreendem na Amazônia peruana: nova espécie encontrada reforça importância da preservação

A universidades responsável pela pesquisa especificou que a orquídea foi registrada em duas áreas de alta diversidade no Peru e ainda também em um parque nacional no Equador.

Foto: Divulgação/Agência Andina

Uma nova espécie de orquídea, cientificamente denominada Pleurothallis labajosi, foi descoberta na floresta amazônica do nordeste do Peru e sul do Equador por pesquisadores peruanos. A descoberta confirma que essa região abriga uma biodiversidade excepcional, grande parte da qual ainda desconhecida.

A informação foi divulgada pela Universidade Nacional Toribio Rodríguez de Mendoza (UNTRM), que especificou que a descoberta foi feita por cientistas do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável de Ceja de Selva (INDES-CES) da referida universidade.

Leia também: Conheça as espécies de flores mais emblemáticas do Peru

Após destacar que a descoberta da nova espécie de orquídea reforça a relevância desses ecossistemas como refúgios de flora única, a UNTRM especificou que a orquídea foi registrada no Parque Nacional Podocarpus (Equador) e em duas áreas de alta diversidade na Amazônia (Peru):

  • a comunidade de Diosán, localizada no distrito de Granada, província de Chachapoyas; 
  • e na Área de Conservação Privada Huaylla Belén – Colcamar, localizada no distrito de Colcamar, província de Luya.

O Peru possui cerca de 3.000 variedades da espécie e, embora inicialmente parecesse semelhante a espécies conhecidas, a Pleurothallis labajosi provou ser distinta graças a características particulares, como o formato de suas folhas e a cor peculiar de suas flores, que varia entre o amarelo pálido e o vermelho-bordô.

Imagem colorida mostra orquídea nova encontrada na Amazônia
Foto: Andina/ Divulgação

A confirmação de sua classificação como uma nova espécie de orquídea foi possível, após anos de pesquisa (2018–2024), que incluíram coletas em campo, análises laboratoriais e comparações com material de herbário de diversos países. O estudo indica que a falta de controle rigoroso torna a área onde esse tipo de orquídea é encontrado vulnerável ao desmatamento para a expansão da pecuária, uma ameaça constante às populações remanescentes.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Descoberta da orquídea é um marco

O UNTRM afirma que, além de ser um avanço científico, essa descoberta é um apelo urgente para a proteção das florestas nubladas, ameaçadas pelo desmatamento e pelas mudanças climáticas.

Documentar novas espécies é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de conservação eficazes e para a salvaguarda da riqueza biológica dos ecossistemas.

Leia também: Do tamanho da ponta de uma caneta, nova espécie de orquídea é encontrada no Peru

Por fim, o UNTRM afirma que a descoberta de uma nova espécie de orquídea, Pleurothallis labajosi, representa um marco para a ciência e a conservação. Encontrada nas florestas nubladas do sul do Equador e norte do Peru, essa espécie confirma que a região ainda abriga uma biodiversidade que permanece, em grande parte, desconhecida.

*Com informações da Agência Andina

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade