Nova espécie de inseto é descoberta na Amazônia peruana

Essa nova espécie de flebotomíneo, moscas, é conhecida por transmitir Leishmaniose.

Foto: Reprodução/Agência Andina

Pesquisadores peruanos identificaram uma nova espécie de inseto na Estação Biológica Manu, localizada no vale Kosñipata, no corredor que une as regiões de Cusco e Madre de Deus. A informação foi veiculada pela ONG Conservación Amazónica (ACCA), administradora da Estação Biológica Manu, que especificou que a nova espécie de inseto se chamava Trichophoromyia macrisae sp. nov..

Essa nova espécie de flebotomíneo, moscas, é conhecida por transmitir Leishmaniose.

A ONG destacou que esta descoberta científica se soma às 47 espécies conhecidas deste gênero nas Américas, das quais 15 são encontradas no Peru.

Este avanço destaca não apenas a biodiversidade única da região, mas também a sua relevância para o estudo de doenças tropicais como a Leishmaniose, bem como para iniciativas de conservação de ecossistemas.

Juliana Morales, diretora do Laboratório Thomas Lovejoy de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da Estação Biológica Manu.

A Conservación Amazónica indicou que esta descoberta tem implicações significativas para o controle e prevenção das doenças transmitidas pelo inseto.

O que é Leishmaniose?

A Leishmaniose é uma doença tropical causada por parasitas do gênero Leishmania e transmitida pela picada de flebotomíneos infectados. Esta doença pode se manifestar de diversas formas, desde lesões cutâneas até infecções mais graves que afetam órgãos internos. Na Amazônia, a Leishmaniose representa um grande desafio para a saúde pública devido ao grande número de flebotomíneos que habitam a região.

*Com informações da Agência Andina

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade