Mais de 17 mil hectares de cobertura natural já foram perdidos devido a incêndios no Peru

Ainda existem 10 incêndios ativos nas províncias amazônicas de Bongará, Luya, Chachapoyas e Rodríguez de Mendoza.

Foto: Divulgação/Agência Andina

Mais de 17,6 mil hectares, em sua maioria de cobertura natural, foram perdidos na região amazônica peruana devido aos incêndios florestais ocorridos de agosto a setembro deste ano, informou o Escritório Regional de Defesa Nacional e Gestão de Riscos de Desastres (Denagerd), por meio do Serviço Regional de Emergência do Amazonas – Centro de Operações (COER).

Segundo o balanço apresentado pelo diretor do COER, Pablo Vega Tafur, existem atualmente 10 incêndios florestais ativos, sendo as províncias mais afetadas: Bongará (distritos de Recta e Chisquilla); Chachapoyas (San Isidro del Maino, Quinjalca e dois em Soloco); Luya (Lámud e Colcamar) e Rodríguez de Mendoza (Mariscal Benavides e Cochamal).

Foto: Divulgação/Agência Andina

Também foram identificados 15 incêndios florestais controlados nas províncias de Bongará: nos distritos de Valera (2), Florida, Jumbilla, Corosha e Yambrasbamba; em Luya: Lónguita (2), Santo Tomás e Santa Catalina; Rodríguez de Mendoza: Santa Rosa e Totora; e Chachapoyas, no distrito de Chuquibamba (2).

Quanto aos incêndios extintos, são 64, disse o COER, apontando o trabalho multissetorial realizado para controlar e extinguir os incêndios. Também foi indicado que o COER Amazonas realiza monitoramento e acompanhamento permanente das emergências, 24 horas por dia.

Nesse sentido, foram enviadas ferramentas, alimentos e bebidas aos distritos de Jumbilla, Chisquilla e Recta para apoiar as brigadas que se deslocam para enfrentar os incêndios. O gerente geral do Governo Regional do Amazonas, Litman Ruiz Rodríguez, chegou a essas comunidades com ajuda das brigadas terrestres.

Rodríguez realizou reuniões com autoridades locais e residentes da área, e manifestou a disponibilidade do governador Gilmer Horna em prestar todo o apoio necessário para mitigar os impactos negativos dos incêndios.

Gravidade da situação

Foto: Divulgação/Agência Andina

A situação é grave no país amazônico, pois um total de 15 pessoas morreram e outras 98 ficaram feridas até agora este ano como resultado dos incêndios florestais que foram relatados em 22 regiões do Peru, segundo o coordenador do Centro Nacional de Operações de Emergência (COEN), Martín Del Castillo.

Ao fazer um balanço das emergências ambientais causadas pelos incidentes, Del Castillo indicou que até agora foram registados 233 incêndios florestais neste ano no Peru.

O responsável acrescentou que a região mais afetada pelos incêndios florestais ativos é o Amazonas, seguido de San Martín e Áncash.

Leia também: Saiba quantos Amazonas existem na Amazônia Internacional

Mais de 4.500 pessoas participaram da extinção dos incêndios florestais, entre militares, Defesa Civil, bombeiros, policiais, trabalhadores do Serfor e moradores treinados.

*Com informações da Agência Andina

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Estudante fica em 1° lugar em fórum internacional com trabalho sobre atuação policial no Amapá

Trabalho realizado por Jade Figueiredo, no Mestrado em Estudos de Fronteira na Unifap, foi sobre sobre a construção do senso de justiça no Amapá e perspectivas de direitos para apoiadores da polícia.

Leia também

Publicidade