Equipe monitora qualidade da água nas áreas naturais protegidas de Madre de Dios, no Peru

O principal objetivo é gerar informação sobre o estado atual da qualidade da água nessas áreas protegidas de Madre de Dios, servindo de base para promover a sua conservação e gestão sustentável.

Foto: Reprodução/Agência Andina

Especialistas da Autoridade Nacional de Águas (ANA) e do Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp), no Peru, com o apoio da Associação de Pesquisa e Desenvolvimento Integral (Aider), monitoraram a qualidade das águas superficiais dos rios e corpos de água do Parque Nacional Bahuaja Sonene e da Reserva Nacional Tambopata.

Conforme explica a ANA, a monitorização abrangeu 21 pontos estratégicos de amostragem em rios como Azata, Tábara, Tambopata, Madre de Dios e La Torre , bem como em riachos como Palma Real Grande e Palma Real Chico, e Lago Sandoval.

A ANA detalhou que em cada ponto foram registrados parâmetros de campo, como pH, temperatura, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido , utilizando equipamentos multi-parâmetros de alta precisão. Além disso, foram coletadas amostras de água para avaliação de 19 parâmetros adicionais em laboratório credenciado pelo Instituto Nacional da Qualidade (Inacal), abrangendo análises físico-químicas, inorgânicas, orgânicas, de agrotóxicos e microbiológicas.

Afirmou ainda que o principal objetivo desta iniciativa é gerar informação sobre o estado atual da qualidade da água nessas áreas protegidas de Madre de Dios, servindo de base para promover a sua conservação e gestão sustentável.

O diretor da Autoridade Administrativa de Água Madre de Dios (AAA Madre de Dios), Carlos Augusto Quispicuro, juntamente com o chefe do Parque Nacional Bahuaja Sonene (Sernanp), David Félix Araníbar Huaquisto, destacaram que os resultados deste trabalho serão fundamentais traçar estratégias de preservação dos recursos hídricos dessas unidades hidrográficas.

*Com informações da Agência Andina

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Filme reúne respostas de indígenas sobre como recuperar a floresta

Com participação do governo federal, encontro fez balanço das ações e discutiu retirada de invasores e reestruturação da saúde e da educação.

Leia também

Publicidade