Tocantins

 Tocantins é um Estado da Região Norte do Brasil.

Foto: Reprodução/IBGE

Tocantins é um Estado brasileiro que compõe a Região Norte do País e tem Palmas como a sua capital. Apresenta na atualidade uma população de aproximadamente 1.607.363 habitantes (IBGE, 2021) e área territorial de 277.423.630 km². Por possuir um território amplo, reúne uma grande variedade de biodiversidade, com a presença do Cerrado e Amazônia, além das faixas de transição.

Seu clima é tropical e sua hidrografia alimenta a Bacia do Tocantins-Araguaia. O Estado faz fronteira com Goiás ao sul, Mato Grosso e Pará a oeste, e Bahia, Piauí e Maranhão na porção leste. 

A criação do Estado do Tocantins ocorreu a partir do artigo 13º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Na ocasião, foi criado por meio da divisão de Goiás na porção norte.

As primeiras eleições foram realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, em 1988, junto com as eleições municipais goianas. Na ocasião definiu-se que seriam eleitos governador, senadores, deputados federais e estaduais, e a cidade de Miracema (TO) foi escolhida como capital do Tocantins, por ser uma cidade localizada na região central do Estado. Atualmente, Palmas (TO) é a capital tocantinense e também é a capital mais jovem do Brasil.

*Com informações do IBGE e Mundo Educação. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Theatro da Paz, em Belém, será candidato a Patrimônio da Humanidade

A estrutura e importância do Theatro da Paz serão tópicos essenciais durante evento realizado em agosto. Teatro Amazonas, de Manaus (AM), também será candidato.
Publicidade

Leia também

Publicidade