Serra do Tepequém

Antiga colônia de garimpo, a região é famosa por suas inúmeras cachoeiras, grutas e outros atrativos naturais

Foto: Divulgação/Secom-RR

Principal destino turístico de Roraima, a Serra do Tepequém e um acidente geográfico situado entre os limites da Venezuela e o município de Amajarí, em uma região onde a vegetação varia entre campos e floresta virgens. 

A região é famosa por suas inúmeras cachoeiras, grutas e outros atrativos naturais. A imponência de suas belezas naturais são demonstradas no seu ponto mais alto, situado a 1,2 mil metros de altitude.

Antiga colônia de garimpo, a região começou a ser povoada na década de 1930. Tradicionalmente registra-se que o seu nome é originado das palavras indígenas “Tupã queem” que quer dizer “Deus do fogo” por assim se localizar sobre um vulcão extinto há alguns milhares de anos. 

Esse vulcão místico e zangado, que queimava as roças das malocas próximas, só foi aplacado com a oferenda de três belas índias virgens, cujas lágrimas se tornaram diamantes.

O tepui (nome dado às montanhas da região que apresentam forma semelhante a uma mesa) localizado no Tepequém tem seu topo cortado por um vale que abriga duas lindas cachoeiras – Paiva e Funil – e é fronteado por três pequenas serras.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Esses rios ainda são nossas ruas? Estudo avalia condições dos terminais hidroviários paraenses

Por apresentar uma vasta rede de rios, a Amazônia é considerada uma das regiões com potencial elevado para o desenvolvimento do transporte hidroviário.
Publicidade

Leia também

Publicidade