Tambatinga

A tambatinga é um peixe híbrido, obtido pelo cruzamento entre os ovócitos de uma fêmea de tambaqui e o sêmen de um macho de pirapitinga  

Tambatinga. Foto: Fábio Rosa Sussel/Divulgação

A tambatinga é um peixe híbrido, obtido pelo cruzamento entre os ovócitos de uma fêmea de tambaqui e o sêmen de um macho de pirapitinga (Piaractus brachypomus). 

De acordo com o professor doutor em Biologia Aquática e Pesca Interior pelo Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Heitor Martins Junior, o híbrido tambatinga é mais produzida que o tambacu no Estado do Pará, perdendo apenas em produção para tambaqui.

” A produção desse híbrido tem a preferência dos piscicultores da região Norte do Brasil devido ao melhor desempenho produtivo. Os produtores afirmam que a tambatinga cresce mais que o tambaqui e o tambacu. Além disto a tambatinga, apresenta cabeça menor que o tambaqui e o tambacu, o que lhe confere um melhor rendimento de carcaça, ou seja, tem mais de carne e rendimento de filé em relação ao tambaqui e ao tambacu”, pontua.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Pesquisadores realizam expedição para investigar mortes de animais em lago do Amazonas

Um grupo de pesquisadores da Sea Shepherd Brasil esteve no lago de Coari durante uma semana para tentar esclarecer as mortes de tucuxis, botos, golfinhos e peixes-bois.
Publicidade

Leia também

Publicidade