Paricatuba

 O nome Paricatuba deriva de “paricás”, erva alucinógena utilizada em rituais dos povos indígenas da região, e “tuba”, que significa grande quantidade.

Foto: Divulgação

A Vila de Paricatuba é um distrito pertencente ao município de Iranduba, no Estado do Amazonas. É conhecida principalmente pelas ruínas do casarão histórico Belizário Pena, além de suas praias e restaurantes que servem comidas típicas da região amazônica.  O nome Paricatuba deriva de “paricás”, erva alucinógena utilizada em rituais dos povos indígenas da região, e “tuba”, que significa grande quantidade.

As ruínas do casarão, seu principal atrativo, são resquícios das várias destinações que já teve ao longo da história. O casarão foi construído em 1898, durante período da borracha e, inicialmente, abrigou imigrantes que vinham ao Amazonas em busca de trabalho. 

Anos depois, tornou-se o Liceu de Artes e Ofícios de Paricatuba, em seguida foi casa de detenção e, por último, foi hospital para pessoas com hanseníase. Hoje resta apenas a estrutura de alvearia que foi tomada por raízes e mato, mas que pode ser visitada gratuitamente por quem quiser conhecer o local.

A vila é, assim, um dos grandes atrativos turísticos do Estado que, na época de vazante e seca, belas praias se formam e se complementam com um mirante para o Rio Negro.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Murucututu: “coruja de óculos” é considerada a maior espécie do gênero na Amazônia

A murucututu ocorre em todas florestas tropicais das américas, mas na Amazônia já se tornou até personagem de canção de ninar.
Publicidade

Leia também

Publicidade