Museu do Seringal Vila Paraíso

O espaço reproduz um seringal do final do século XIX e início do século XX, época do ciclo da borracha e período de grande ascensão econômica do Amazonas. 

Foto: Michael Dantas/SEC

O Museu do Seringal Vila Paraíso, localizado no Igarapé São João, na área rural de Manaus, foi inaugurado no dia 16 de agosto de 2002. O espaço reproduz um seringal do final do século XIX e início do século XX, época do ciclo da borracha e período de grande ascensão econômica do Amazonas. Nas visitas, que são guiadas, é possível conhecer desde o processo de produção das pelas de borrachas até a diferença latente entre o modo de vida do seringueiro, o qual vivia em condições análogas à escravidão, e a do seringalista, o dono do seringal que ostentava uma vida de luxo e conforto, mesmo estando dentro da floresta.

As instalações originalmente foram usadas como locações para as filmagens do longa metragem “A Selva”, do diretor português Leonel Vieira, que adaptou o livro de mesmo nome do escritor português Ferreira Castro. Como contrapartida do apoio dado pelo Governo do Estado do Amazonas à produção do filme, o cenário foi doado para a Secretaria de Cultura, que o transformou no Museu do Seringal Vila Paraíso. 

Funcionamento
No momento, o espaço está fechado devido às orientações de prevenção contra a Covid-19

Endereço
Igarapé São João – Afluente do Igarapé do Tarumã Mirim (Zona Rural)

Acesso: Somente por via fluvial (barco, de 25 a 30 minutos) pela Marina do David, no final da Estrada da Ponta Negra.

A travessia é feita pela ACAMDAF (092) 3658-6159, que cobra R$ 16 por cada trecho.

(Endereço: Avenida Coronel Teixeira, s/n – Flutuante Acamdaf. Marina do Davi – Ponta Negra. Site: acamdafturismo.net).

Contatos
E-mail: museudoseringal@cultura.am.gov.br
Telefone: (92) 3631-6047

Fonte: https://cultura.am.gov.br/

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.
Publicidade

Leia também

Publicidade