Macuxi

Etnia indígena, estimada em torno de 33 mil pessoas, que habita a região de fronteira entre Brasil, Venezuela e as Guianas

Foto: J. Filho/Cimi

Macuxi é uma etnia indígena que habita a região do Monte Roraima, entre o Brasil, a Venezuela e as Guianas. De filiação linguística Karib, a população macuxi no Brasil é estimada em torno de 33 mil pessoas, ocupando, principalmente, áreas de campo e de serras no extremo norte do estado de Roraima.

A palavra “macuxi” também é utilizada como gentílico de quem nasce no estado de Roraima. O termo “roraimense” para definir quem nasceu no estado não é muito utilizado.

O território macuxi estende-se por duas áreas ecologicamente distintas: ao sul, os campos; ao norte, uma área onde predominam serras em que se adensa a floresta, prestando-se assim a uma exploração ligeiramente diferenciada daquela feita pelos índios da planície. A dimensão desse território pode ser estimada em torno de 30 mil a 40 mil km².

Segundo o Instituto Socioambiental, a distribuição espacial da população macuxi faz-se em várias aldeias e pequenas habitações isoladas. Estima-se que existam 140 aldeias macuxi no Brasil, mas não há dados precisos sobre o seu número.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Desafio anual: relatos de moradores do sul do Amazonas ao enfrentar o verão amazônico

O cenário é reflexo do aumento geral dos focos de calor na Amazônia Legal, apesar da redução no desmatamento, o que sugere que as queimadas continuam a ser uma prática preocupante na região.
Publicidade

Leia também

Publicidade